Pontos Fracos, Fortes, Ameaças e Oportunidades

SWOT Pontos Fracos, Fortes, Ameaças e Oportunidades

A análse SWOT é uma ferramenta de gerenciamento utilizada na formulação da estratégia. Auxilia na identificação de Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.

As Forças e as Fraquezas são fatores internos que auxiliam na criação ou destruição de valores à organização (exemplo: ativos, processos, habilidades, capacidades e recursos).

Oportunidades e Ameaças são fatores externos que podem auxiliar na criação ou destruição de valores à organização; e a organização não podem controlar, surgindo do movimento dos competidores, mercado, industria ou de fatores relacionados a questões: demográficos, econômicos, políticos, sociais, legais ou culturais (PEST).

Muito embora é definido dessa maneira, pode-se usar a técnica com foco totalmente interno ou com foco em um produto.

Trata-se de uma ferramenta de fácil utilização e com versatilidade que pode ser encontrada no PMBOK® (Guia de Gerenciamento de Projetos) como uma ferramenta de coleta de informações ao identificar riscos para o projeto . Já no BABOK® (Guia de Análise de Negócios) como ferramenta para identificar GAPs de capacidade, determinar a abordagem da solução, definir o business case e avaliar a preparação da organização.

E no ITIL (Information Technology Infrastructure Library) encontramos a técnica nos livros Estratégia de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.

Para o processo, temos alguns passos:

1 – Definição do foco (interno, externo, produto, etc)

2 – Determinação dos envolvidos

3 – Criação da Matriz

4 - Conduzir as sessões para identificar cada um dos pontos (SWOT) para plotá-los nos quadrantes. Isso é bem legal quando utilizado com sessões de brainstorming.

5 - Definição de estratégias para cada um dos itens identificados.

Baixe um template >>


2 Comments

viviana vargas on setembro 27, 2011 at 2:45 pm.

Muito bom post… parabéns

Responder

Leave Your Comment

Your email will not be published or shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Follow Me


Follow

Get every new post on this blog delivered to your Inbox.

Join other followers: