O que é Project Model CANVAS

23 de outubro de 2015 Array ernani

PRINCE2 e PMCANVAS
O que é Project Model CANVAS
Classifique por favor

Essa metodologia Canvas pode ser usada para qualquer tipo ou tamanho de projeto?

 

A resposta à essa pergunta é sem dúvida positiva desde que a considerássemos apenas como uma primeira abordagem ao planejamento do projeto. Temos registros de uso com bastante efetividade em projetos tão diversos como Fusões e Aquisições, Sistemas de TI, lançamento de novos produtos e projetos P&D e de variados tamanhos e valores.

Para lidar com projetos maiores, mais complexos ou mais especializados, o gerente do projeto e sua equipe podem requerer levantamento, detalhamento ou tratamento de dados adicionais para finalizar o plano resumido do projeto que não caberia numa folha, tamanho A1 (canvas ou telha). 

Para responder a segunda pergunta sobre 13 blocos e sua aplicação em todos os processos de gerenciamento (planejamento, coordenação, controle, reporte, etc.); cabe esclarecer que esses blocos resumidamente respondem a quatro grupos de perguntas chave (vide Figura 1):

PRINCE2 com PMCANVAS

 

Figura 1 - Os blocos de PM Canvas e perguntas chave

1-  Por quê?

Os blocos - Justificativa, Objetivos SMART e Benefícios - descrevem as razões que justificam o projeto, ou seja, por que devemos realizar o projeto.

Normalmente a justificativa de um projeto pode ser uma oportunidade de negócios, um problema a resolver ou uma exigência externa (contratual, legal, ambiental, social, etc.) ou interna (diretrizes da matriz, objetivos estratégicos intangíveis, etc.). 

Os objetivos são frases que definem critérios de sucesso e metas do projeto que devem ser específicos, mensuráveis, acordados, realistas e com tempo e/ou custo determinado.

Os benefícios são a variação favorável de um indicador de desempenho mensurável percebido como benéfico para alguma parte interessada. Afinal, como afirma José Finocchio, “não fazemos projetos para piorar, mas sim melhorar algo ou alguma situação”.

2-  O quê?

Os Blocos – Produto e Requisito – definem o escopo do produto do projeto, ou seja, o que deverá ser entregue e com quais características, especificações e qualidade, isto é, quais requisitos devem ser observados para que a entrega crie a capacidade de realização dos benefícios identificados de forma aceitável.

3-  Quem?

Os blocos - Stakeholders e Equipe – definem quem são as partes interessadas (patrocinadores, clientes, usuários, etc.) e quem fará o trabalho do projeto que pode ser empregado da organização ou contratado para criar os produtos.

4-  Como?

Os blocos – Premissas, Grupo de Entregas e Restrições – definem como será feita a entrega da solução bem como quais são os pressupostos e restrições conhecidas que limitarão as opções do gerente do projeto e sua equipe para realizar o projeto. 

5-  Quando e quanto? 

Finalmente, os blocos – Risco, Linha de Tempo e Custo – descrevem quais serão as incertezas tratadas, o prazo e custo necessário para produzir os produtos do projeto. 

 

O método segue 4 passos para finalizar o planejamento do projeto (Figura 2):

(1) Conceber, ou seja, definir o conteúdo de todos os 13 blocos;

(2) Integrar, amarrando conjunto de blocos que são interfaces uns com outros;

(3) Resolver, que significa encaminhar os issues para os que podem resolvê-los;

(4) Compartilhar o resultado final com as partes interessadas.

 

PRINCE2 e PMCANVAS

Figura 2 - Fluxo de processos da metodologia

Veja a 2a parte (PMBOK® com PMCanvas)

Artigo de autoria do Prof. Farhad Abdollayan e publicado na Revista Mundo PM - Edição Setembro/2013. Reprodução autorizada.

 

(SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 AGILE)

(SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO DE CERTIFICAÇÃO PRINCE2 FOUNDATION)

Compre Agora

Livro preparatório para certificação PRINCE2 foundation: Compre agora seu livro Preparatorio para Certificação PRINCE2 foundation

Exame: Compre agora seu EXAME PRINCE2 Foundation

eLearning + Exame: Compre agora seu curso eLearning PRINCE2 Foundation

Livro oficial do PRINCE2: Compre agora seu livro oficial PRINCE2

Exame Internacinal SCRUM: AGILE SCRUM Foundation ou AGILE SCRUM MASTER

 

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Posts Relacionados

Deixe uma resposta