PMBOK® com Project Model CANVAS

23 de outubro de 2015 Array ernani

PRINCE2 com PMBOK e PMCANVAS

PM Canvas é aderente ao Guia PMBOK®?

 

Segundo Prof. José Finocchio Jr, um plano de gerenciamento de projeto tal como preconizado no Guia PMBOK® (PMI, 2013, p.76 a 78) é simplesmente “burocrático demais para ser assimilado por algumas organizações”.  Ele afirma que raros são os gerentes de projeto que elaboram planos como manda figurino do guia PMBOK® (Figura 1).  Ademais, os executivos patrocinadores do projeto, as demais partes interessadas e até membros de equipe raramente tem interesse ou tempo disponível para ler documentos extensos e organizados linearmente, ou seja, cada disciplina em capítulos diferentes uma atrás da outra, o que dificulta a visão integrada geral. (O que é PM Canvas).

 

pmbok com pmcanvas

(Figura 1) - Plano de Gerenciamento de Projetos "tradicional"

Mesmo assim, os conceitos atrás dos 13 blocos descritos pela metodologia, não deixam de ser baseados no Guia PMBOK®. De fato, podemos mapear cada bloco ao processo correspondente no guia (Fig. 2) sendo que em alguns deles a relação é um processo da área de conhecimento para o bloco e outros casos mais que um processo corresponde ao mesmo bloco.

PMBOK e PMCanvas

PRINCE2 e PMCANVAS

Figura 2 - Guia PMBOK® X PM Canvas

As premissas e as restrições constituem um caso especial. De fato, segundo o Guia PMBOK® somente as premissas e as restrições gerais e preliminares são documentadas no termo de abertura do projeto. As demais são identificadas e definidas a medida que os planos de gerenciamento auxiliares, por área de conhecimento, bem como as respectivas linhas de referência, são  estabelecidos. Podemos considerar o próprio PM Canvas como uma ferramenta de comunicação, assim, a área de conhecimento de gerenciamento da comunicação também está contemplado. Concluímos que PM Canvas é aderente ao Guia PMBOK®.

Veja a 3a parte (PRINCE2® com PM Canvas).

Artigo de autoria do Prof. Farhad Abdollayan e publicado na Revista Mundo PM - Edição Setembro/2013. Reprodução autorizada.

Somente efetue seu treinamento PRINCE2 em uma Organização Credenciada (ATO - Accredited Training Organization) como a ATHEM. Somente uma ATO poderá lhe auxiliar para uma melhor qualidade de treinamento e também para efetuar os exames oficiais.

(SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 AGILE)

(SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO DE CERTIFICAÇÃO PRINCE2 FOUNDATION)

Compre Agora e Agora

Livro preparatório para certificação PRINCE2 foundation: Compre agora seu livro Preparatorio para Certificação PRINCE2 foundation

Exame: Compre agora seu EXAME PRINCE2 Foundation

eLearning + Exame: Compre agora seu curso eLearning PRINCE2 Foundation

Livro oficial do PRINCE2: Compre agora seu livro oficial PRINCE2

Exame Internacinal SCRUM: AGILE SCRUM Foundation ou AGILE SCRUM MASTER

 

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinmail

Posts Relacionados

Deixe uma resposta