PRINCE2 Agile – Parte 1

13 de dezembro de 2016 Array ernani

PRINCE2 Agile

PRINCE2 Agile

prince2 agile

Artigo publicado na Revista MundoPM edição 65 – Out/Nov 2015; pág. 18-21. Site: http://www.mundopm.com.br, sobre PRINCE2 com abordagem ágil = PRINCE2 Agile. 

"Como combinar agilidade com robustez das metodologias de GP (Fig.1)."

A Fig.2 resume as principais descobertas da pesquisa apresentada na 7ª pesquisa anual de Estado de Desenvolvimento Ágil 2012 (www.versionone.com).

Com destaque para os benefícios das abordagens ágeis.

IMPORTÂNCIA dos projetos ÁGEIS

 

PRINCE2 Agile
Vários autores publicaram livros e artigos tentando integrar dezenas de referências, guias, metodologias e padrões existentes em torno do tema. (Fig.3).
Entre esses autores temos Fábio Rodrigues Cruz, que além de ser colaborador do Blog MundoPM escreveu um artigo também na edição impressa de out/2011: Como usar o Guia PMBOK® na engenharia de software, e mais adiante nos brindou com livro integrando métodos ágeis com GUIA PMBOK®: Scrum e PMBOK®i unidos no gerenciamento de projetos.

 

Essa publicação agrega muito valor à área de gerenciamento de projetos ao trazer uma nova visão de integração entre o GUIA PMBOK® e o Scrum. Adquira o exame AGILE SCRUM Foundation ou AGILE SCRUM MASTER.

 

AGILE

PRINCE2 Agile - scrum

O grande mérito é permitir uma visão prática de duas abordagens referenciais até recentemente consideradas antagônicas, mas que no decorrer da leitura se percebe que são complementares e podem trazer ótimos resultados com o uso combinado.

Devemos esclarecer que como métodos ágeis são metodologias o GUIA PMBOK® é apenas um guia de melhores práticas e o próprio guia esclarece esse ponto logo na introdução (pág.2):

“...este padrão é um guia, e não uma metodologia específ ca. É possível usar metodologias e ferramentas distintas (p. ex., Ágil, Cascata, PRINCE2) para implementar uma estrutura de gerenciamento de projetos” (PMI, 2013). “O SCRUM® é um arcabouço (framework) para conduzir projetos de maneira mais ágil, muito mais popular no ambiente de projetos de Tecnologia de Informação, porém factível de ser utilizado em outros ramos” (Ernani Marques, 2013 - linkedin Ernani Marques)

White Paper

O governo britânico produziu um White Paper – Agile project management:  Integrating DSDM into an existing PRINCE2® environment – integrando o método ágil DSDN Atern com a PRINCE2®, em 2013.

Nesse artigo foi colocado que ambos os métodos podem conviver e se integrar naturalmente; uma vez que as forças de um endereçam a fraqueza do outro. As camadas da governança e da gestão de projeto de PRINCE2 combinam sinergicamente com métodos ágeis; seja na camada de gestão da entrega dos produtos do projeto.

 

Há pouca incompatibilidade na estrutura organizacional, em papéis e responsabilidades dos diferentes atores.
A Fig.4 ilustra como diferentes papéis descritos em ambas as metodologias podem ser combinados para criar uma estrutura integrada aproveitando o modelo de governança PRINCE2®; ao mesmo tempo guardar a agilidade e comunicação superior do método ágil – DSDN Atern.


Este White Paper tornou-se o embrião do livro que AXELOS [1] acaba de lançar. A extensão AGILE da metodologia PRINCE2®, junto com uma certificação complementar à [metodologia] PRINCE2®. (SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 com abordagem AGILE).

 

Diga-se de passagem, demonstramos a possibilidade da combinação de PRINCE2 com SCRUM nesta mesma coluna da MundoPM na edição de junho de 2010. A ideia que norteia essa extensão parte da seguinte premissa:

 

PAPEIS PRINCE2 e DSDN

Papeis PRINCE2 Agile

1. PRINCE2 é um método robusto cuja ênfase está na  direção estratégica e governança do projeto (mediante papéis e responsabilidades definidos no comitê executivo); e gestão tática do projeto (papel atribuído ao gerente do projeto; com suporte e papel de garantia de qualidade independente). Os métodos ágeis não focam essa camada.


2. O PRINCE2® tem princípios (justificação continuada de negócios, gerenciamento por estágio e por exceção). Temas tais como Business case, qualidade, plano, risco, progresso e processos que permitam um controle efetivo exercido pelo gerente de projeto, além de comunicação e interação com a camada de direção executiva do projeto.

Os métodos ágeis como um todo focam equipes auto-gerenciadas e interação com usuários e cliente.


3. Métodos ágeis são orientados à entrega de produto capazes de atender à demanda ou solucionar o problema para o qual foi criado, com forte ênfase de comunicação entre usuário/cliente responsável por definir e gerir a demanda e o desenvolvedor/fornecedor; que deve produzir solução que agregue o valor esperado pelos Stakeholders.


4. A combinação usa uma mescla de métodos ágeis que melhor atendam a cada caso. O manual elaborado optou por mencionar basicamente técnicas de SCRUM e KANBAN na camada de entrega, bem como na estrutura organizacional. Assim, em vez de processos paralelos. O PRINCE2 na abordagem AGILE adapta e funde princípios, temas, técnicas e ferramentas gerenciais de ambos (Axelos, 2015) mediante uma combinação ideal desses métodos, técnicas e ferramentas (SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 com AGILE) (Fig.5).

Mesclando PRINCE2 com AGILE

PRINCE2 com PRINCE2 Agile

 

Devemos alertar que ambos os métodos são orientados a princípios e para que o casamento seja bem-sucedido devemos também mudar a maneira de pensar adotando também a filosofia e pensamento ágil que vai muito além de técnicas.

 CONTINUE LENDO PRINCE2 com Agile - Parte 2.

 

Artigo de autoria do Prof. Farhad Abdollayan e publicado na Revista Mundo PM - Edição Setembro/2015. Reprodução autorizada.

 

(SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 AGILE)

(SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO DE CERTIFICAÇÃO PRINCE2 FOUNDATION)

Compre Agora

Livro preparatório para certificação PRINCE2 foundation: Compre agora seu livro Preparatorio para Certificação PRINCE2 foundation

Exame: Compre agora seu EXAME PRINCE2 Foundation

eLearning Exame: Compre agora seu curso eLearning PRINCE2 Foundation

Livro oficial do PRINCE2: Compre agora seu livro oficial PRINCE2

 

Video sobre PRINCE2 AGILE

 

 

[1] AXELOS é a empresa de joint venture, criada pelo Gabinete do Governo em nome do Governo de Sua Majestade (HMG) no Reino Unido e Capita PLC para executar o portfólio Melhor Prática Global, Axelos possui um currículo invejável e já uma carteira de produtos entre os quais ITIL, PRINCE2, MSP, MoR, MoP, P3O etc.

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta