PRINCE2 com SCRUM

20 de outubro de 2015 Array ernani

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinrssyoutubetumblr

PRINCE2® com SCRUM®

A versatilidade do método de Gerenciamento de Projetos PRINCE2 é tão fantástica, que possibilitou que o mesmo seja o mais popular no mundo. São mais de 1.000.000 de profissionais certificados. Atualmente, pode-se dizer que a cada 4 minutos 1 certificado é emitido.

Além do Manual Oficial do PRINCE2 em Português, os exames PRINCE2 Foundation e PRINCE2 Practitioner estão disponíveis em Português também. Veja como fazer seu exame PRINCE2 Foundation (Exame PRINCE2 Foundation em Português).

Você poderá usar o PRINCE junto com outras abordagens de Gestão de Projetos, principalmente as abordagens de execução técnica. E, para mostrar a flexibilidade do PRINCE2, exemplificamos aqui como facilmente você poderá adotá-lo com abordagens Ágeis. Nesse exemplo, especificamente, o SCRUM (adquira o exame AGILE SCRUM Foundation ou AGILE SCRUM MASTER).

O SCRUM é um framework para conduzir projetos de maneira mais ágil, muito mais popular no ambiente de projetos de Tecnologia de Informação, porém factível de ser utilizado em outros ramos.

No gráfico abaixo, mostramos os benefícios das abordagens ágeis.

A Importância dos Projetos Ágeis

Melhoria_Projetos_Ageis_PRINCE2

 

Os projetos conduzidos com PRINCE possuem Temas, Princípios e Processos. Também vale salientar que os projetos são conduzidos por estágios. Durante os estágios de entrega, a combinação com outras metodologias e abordagens é um verdadeiro plug-and-play.

Vale salientar que a boa condução nas entregas é de fundamental importância. Porém, também o é a gestão do projeto. Enquanto as equipes técnicas conduzem suas atividades, a equipe de gestão precisa efetuar o acompanhamento e dar visibilidade para a "camada" de direção e alta gerência organizacional. Essa combinação (condução das atividades com visibilidade aos executivos) é extremamente necessária.

Os projetos conduzidos com o Método PRINCE possuem 2 processos que funcionam, digamos, em paralelo: o Managing a Product Delivery (MP) e o Controlling a Stage (CS). O Processo Controlling a Stage é para a camada de gestão do projeto (para o gerenciamento do estágio), enquanto que o Managing a Product Delivery é para o gestor especialista e sua equipe (para a construção dos produtos).  

O processo Controlling a Stage é o processo que auxiliará na administração de estágio por estágio. Durante o estágio, através do CS, os "pacotes de trabalho" serão definidos e acordados. Os pacotes de trabalho são, para os ambientes conduzidos com o SCRUM, o chamado SPRINT Backlog. O SCRUM funcionará como se fosse o processo Managing a Product Delivery.

Cada SPRINT conterá um conjuto de requisitos a serem desenvolvidos e entregues quando prontos. E então voltam para o CS (Controlling a Stage). Durante o desenvolvimento de cada SPRINT podem ser criados os Relatórios de Ponto de Controle, permitindo o controle de cada estágio e a devida comunicação com a hierarquia organizacional.

Veja, diagrama no abaixo, o exemplo.

PRINCE2 com SCRUM

PRINCE2_com_SCRUM

Um projeto PRINCE pode conter diversos estágios de entrega. Cada estágio de entrega pode ser um SPRINT. Diversos estágios de entrega podem ser executados de maneira paralela, permitindo uma flexibilização de cronograma ao passo que permitem o monitoramento e controle.

Também, cada estágio pode ser conduzido (durante as execuções técnicas) através de abordagens específicas conforme necessidades do produto, indústria, ambiente, etc.

 

Benefícios para as Organizações.

Através dessa perfeita combinação, sua organização poderá se beneficiar:

  • Conforme os benefícios apontados na pesquisa acima;
  • Manter a visibilidade da condução do projeto através dos processos e estratégias do PRINCE2;
  • Permitir que a equipe de desenvolvimento amplie a produtividade num ambiente Ágil;
  • Condução de projetos, com gerenciamento e visibilidade;
  • Foco no produto (resultado);
  • Utilização do que há de mais moderno, com pragmatismo.

 

Benefícios aos Profissionais. 

Os profissionais também podem se beneficiar com a estratégia de PRINCE2 + SCRUM da seguinte forma:

  • Ambiente de trabalho dinâmico;
  • Melhoria no moral da equipe;
  • Alinhamento com as melhores metodologias de condução de projetos;
  • Simplificação dos Processos.

 

Somente efetue seu treinamento PRINCE2 em uma Organização Credenciada (ATO - Accredited Training Organization) como a ATHEM. Somente uma ATO poderá lhe auxiliar para uma melhor qualidade de treinamento e também para efetuar os exames oficiais.

 

(SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 AGILE)

(SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO DE CERTIFICAÇÃO PRINCE2 FOUNDATION)

Compre-Agora

Livro preparatório para certificação PRINCE2 foundation: Compre agora seu livro Preparatório para Certificação nível foundation

Exame: Compre agora seu EXAME PRINCE2 Foundation

eLearning + Exame: Compre agora seu curso eLearning nívelFoundation

Livro oficial do PRINCE2: Compre agora seu livro oficial PRINCE2

Exame Internacinal SCRUM: AGILE SCRUM Foundation ou AGILE SCRUM MASTER

 

A expressão PRINCE foi usada sem o algarismo 2 somente para facilitar a leitura.

PRINCE2® é Marca Registrada da AXELOS Limited.
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Posts Relacionados

Deixe uma resposta