PRINCE2® Tema Business Case

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PRINCE2 Tema Business Case – VOLTAR

PRINCE2 Temas - uma Breve Introducao PRINCE2 Temas- uma introdução sobre PRINCE2 PRINCE2 Temas - A evolução da metodologia PRINCE2 Temas - Os princípios para Sucesso do Projeto PRINCE2 Temas - Os temas de Gerenciamento de Projetos PRINCE2 - Os processos de Gerenciamento do PRINCE2 PRINCE2 Temas - Quais são os produtos de Gerenciamento? PRINCE2 Temas - Quais são os templates? PRINCE2 - O esquema de certificação PRINCE2 - Como adequar o PRINCE2 para Sucesso do Projeto
PRINCE2 TEMA BUSINESS CASE - O FUNCIONAMENTO DO TEMA BUSINESS CASE PRINCE2 TEMA ORGANIZAÇÃO - O FUNCIONAMENTO ATHEM PRINCE2 TEMA QUALIDADE - O FUNCIONAMENTO DO TEMA NA ATHEM E O PRINCE2 PRINCE2 TEMA PLANOS O FUNCIONAMENTO PRINCE2 TEMA RISCOS - COMO É O FUNCIONAMENTO DO PRINCE2 PRINCE2 TEMA MUDANÇAS - O FUNCIONAMENTO DO TEMA PRINCE2 TEMA Progresso - Como FUNCIONA o tema Progresso do PRINCE2?

PRINCE2 Tema Business Case – Introdução

PRINCE2 Tema Business Case – Desenvolvimento do Business Case

PRINCE2 Tema Business Case – Abordagem de Gerenciamento de Benefícios

PRINCE2 Tema Business Case – Princípio de Gerenciamento

PRINCE2 Tema Business Case – Exames de Certificação

PRINCE2 Tema Business Case – Conteúdo do documento BC

PRINCE2 Tema Business Case – Resumo das Responsabilidades

PRINCE2 2017 Update

REFERÊNCIAS

 


PRINCE2 Tema Business Case – Introdução

O propósito do tema é estabelecer mecanismos para julgar se o projeto é (e contínua sendo) desejável, viável e realizável como meio para apoiar o processo de tomada de decisão sobre o investimento no projeto e a manutenção desse investimento[1]. Esse é o principal tema PRINCE2 que apoia o princípio justificativa de negócio contínua.

  • Desejável: Determinar se este produto é realmente necessário. (Vantagens versus desvantagens).
  • Viável: É possível entregar o benefício?
  • Realizável: É possível realizar? Somos capazes de entregar?

Assim, o tema visa responder a perguntas como: 

  • Por que estamos fazendo este projeto?
  • Quais são as razões de negócio?
  • Quais são os benefícios para a organização?

Para isso, o PRINCE2 contém uma abordagem completa durante toda a vida do projeto para responder e analisar se tais respostas são tais que justifiquem conduzir a iniciativa. Mas o que é um Business Case (BC)? Resposta: Trata-se de um documento vivo (atualizado e usado constantemente) que deve apresentar a combinação ideal de informações utilizadas para decidir se o projeto é (e continua sendo) desejável, viável e realizável, e se, portanto, vale a pena investir nele[2].

É continuamente usado pelo Comitê Diretor do Projeto para verificar se o projeto ainda vale a pena (apoiando o princípio de Papéis e Responsabilidade).

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PRINCE2 Tema Business Case – Desenvolvimento do Business Case

O BC é desenvolvido no pré-projeto, detalhado no estágio de iniciação, mantido ao longo do projeto, atualizado e verificado em cada final de estágio. O BC sempre será usado pelo Comitê Diretor no processo Directing a Project (DC) para analisar e decidir pela continuidade ou não do projeto. Em outros processos o BC será atualizado pelo GP. De maneira resumida, temos (veja a figura e siga os passos):

PRINCE2 Tema Business Case - Qual o funcionamento do Tema Business case no Projeto?

  1. No Starting up a Project (SU) o Business Case Preliminar é criado;
  2. O Comité Diretor autoriza, ou não, a iniciação do projeto (onde haverá o planejamento);
  3. O BC será detalhado, refinado ou melhorado pelo GP;
  4. Abordagem de Gerenciamento de Benefícios[3] será criada pelo GP;
  5. Utilizado para analisar a viabilidade e aprovar, ou não, a continuidade;
  6. Ao final de um estágio o BC é atualizado e possivelmente a Abordagem de Gerenciamento de Benefícios (AGB);
  7. Utilizado para analisar a viabilidade e aprovar, ou não, a continuidade;
  8. Avaliar o desempenho e rever os benefícios incorridos ou futuros.

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PRINCE2 Tema Business Case – Abordagem de Gerenciamento de Benefícios

A Abordagem de Gerenciamento de Benefícios, que é um documento criado já no processo IP (Initiating a Project) e ajudar a eliminar projetos mal concebidos a serem iniciados, resumidamente deve:

  • Identificar os benefícios do projeto;
  • Selecionar como medir os benefícios maneira confiável;
  • Identificar responsáveis e prestadores de conta (accountability);
  • Coletar as medidas da linha de base de benefícios;
  • Decidir como, quando e por quem os benefícios serão criados e acompanhados.

 

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PRINCE2 Tema Business Case – Princípio de Gerenciamento

O PRINCE2 Princípio suportado pelo PRINCE2 Tema Business Case é a Justificativa Contínua de Negócios, visto que o Projeto tem que ser sempre interessante para organização. Outros princípios também estão associados como

  • Aprender com a experiência: Quais lições podem ser aproveitadas de projetos passados quando se fala de viabilidade contínua?
  • Papéis e Responsabilidades: Quem cria, quem aprovação, quem materializa os benefícios?
  • Gerenciar por estágios: Haverá benefícios intermediários? Quais serão, quando e como se materializarão?
  • Gerenciar por Exceção: E se as tolerâncias dos benefícios estiverem comprometidas?
  • Fico nos Produtos: até que ponto o produto pode suportar a realização de Benefícios?

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PRINCE2 Tema Business Case – Exames de Certificação

Para o exame de certificação PRINCE2 Foundation você precisa conhecer os momentos que o BC é criado, atualizado e as responsabilidades.

Já para o exame de certificação PRINCE2 Practitioner você também precisa conhecer o conteúdo do documento BC, seja para criar um documento seja para corrigir um documento pronto.

PRINCE2 Tema Business Case – Conteúdo do documento BC

O conteúdo sugerido para um bom Business Case, contém no mínimo:

  • Um sumário executivo
  • Razões (Justificativas)
  • Opções de negócio (descrever o que poderá ocorrer se “não fazer nada”, “fazer somente o mínimo” ou “fazer algo” de fato)
  • Benefícios esperados
  • Contra benefícios esperados (resultados percebidos como negativos por um ou mais Stakeholders)
  • Prazo
  • Custos
  • Análise de investimento (ROI, TIR, Payback, etc)
  • Principais riscos

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PRINCE2 Tema Business Case – Resumo das Responsabilidades

  • Gerência Corporativa de Programa ou Cliente: Fornece a proposição do projeto e um padrão de BC
  • Executivo: Responsável pelo BC do início ao fim do projeto
  • Usuário: Específica os benefícios que motivaram a aprovação do BC
  • GP: Prepara o BC para o Executivo, e avaliar o BC ao longo do projeto
  • Garantia do Projeto: Acompanha as atualizações e ajuda a verificar a viabilidade contínua em nome do Comitê Diretor do Projeto.

 

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PRINCE2 2017 Update

PRINCE2 2017 Update recomenda que um projeto para ser PRINCE2 deve ter no mínimo em relação ao PRINCE2 Tema Business Case:

  • Criar e manter a Justificativa de Negócios – documento Business Case
  • Rever e atualizar a justificativa
  • Definir ações de gerenciamento
  • Definir e documentar Papéis e Responsabilidades para Business Case e Abordagem de Gerenciamento de Benefícios

 

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REFERÊNCIAS

 

 

https://www.axelos.com/best-practice-solutions/prince2

Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2

Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 – 2017 UPDATE

Vídeos na área

[1] Fonte: Livro oficial “Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2”

[2] Fonte: Livro oficial “Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2”

[3] Abordagem de Gerenciamento de Benefícios é PRINCE2 2017. PRINCE2 2009 é Plano de Revisão de Benefícios

 

 

PRINCE2 TEMA BUSINESS CASE - O FUNCIONAMENTO DO TEMA BUSINESS CASE PRINCE2 TEMA ORGANIZAÇÃO - O FUNCIONAMENTO ATHEM PRINCE2 TEMA QUALIDADE - O FUNCIONAMENTO DO TEMA NA ATHEM E O PRINCE2 PRINCE2 TEMA PLANOS O FUNCIONAMENTO PRINCE2 TEMA RISCOS - COMO É O FUNCIONAMENTO DO PRINCE2 PRINCE2 TEMA MUDANÇAS - O FUNCIONAMENTO DO TEMA PRINCE2 TEMA Progresso - Como FUNCIONA o tema Progresso do PRINCE2?
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AUTOR: Ernani Marques – www.linkedin.com/in/ernanimarques/

Publicado em: 16 de julho de 2018
Atualizado em: 14 de agosto de 2018


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