Certificado PRINCE2 Vale ou é Fake

8 de janeiro de 2021 Array Ernani Marques

Professor PRINCE2 Credenciado

VOLTAR
O certificado PRINCE2 vale?

INTRODUÇÃO

Certificado de Treinador PRINCE2

Certificado de Empresa de Treinamento PRINCE2

Do candidato, o Certificado PRINCE2 vale?

 

INTRODUÇÃO

Muitas organizações entram em contato com a seguinte situação: Estou selecionando um profissional que me informou ser certificado PRINCE2. Por alguns motivos, eu gostaria de confirmar se esse certificado é realmente válido. Tem como nos ajudar?

Atualmente, não é incomum profissionais forjarem certificados PRINCE2, PMP®, ITIL®, dentre outros.

Em 2015, recebemos uma solicitação de ajuda na qual o “profissional” que buscava recolocação fez uma montagem extremamente mal feita e ridícula. Ele escolheu um certificado de Treinador Oficial PRINCE2. Como há poucos instrutores oficiais PRINCE2 no Brasil, foi extremamente fácil identificar tal falcatrua.  

Mas vamos lá. Como identificar se o certificado PRINCE2 vale ou é fake?

 

Certificado de Treinador PRINCE2

Professor PRINCE2 CredenciadoO certificado de Treinador Oficial PRINCE2 tem o logo da Peoplecert (não tem o logo da AXELOS), número de registro, os módulos que o treinador pode ministrar e a organização de treinamento credenciada na qual ele(a) é associado(a). Não há data de validade. Portanto, o mesmo pode estar vencido e não há como saber logo de cara.

Assim, 2 coisas devem ser efetuadas. Enviar tal certificado para a Empresa de Treinamento “sponsoring ATO” e também para a peoplecert.org ([email protected]) para validar tais informações.

 

Certificado de Empresa de Treinamento PRINCE2

Treinamento PRINCE2 OficialA empresa de treinamento que pode ofertar treinamentos oficiais e também certificação também possui um certificado. Certificado ATO – Accredited Training Organization.

Esse certificado tem logo apenas da Peoplecert (não tem o logo da AXELOS), tem o número de registro (Peoplecert registry id), data de validade e os módulos que a empresa pode ministrar. Lembre-se que adquirir treinamento pirata poderá lhe trazer alguns problemas, incluindo problemas de qualidade.

Você pode passar um email para peoplecert.org pedindo para validar o certificado ou, simplesmente, verificando os módulos que a empresa de treinamento pode trabalhar através dessa consulta Accredited Training Organization

 

Do candidato, o Certificado PRINCE2 vale?

Certificado PRINCE2 vale Por fim, verificar se o certificado PRINCE2 é valido. Nesse ponto é um pouco mais complicado, pois pode haver o logo de outros Instituto de Exames (IE) além da Peoplecert (veja artigo Como recuperar meu certificado PRINCE2).

Nesse certificado obrigatoriamente tem o logo da AXELOS, o logo do IE, número do candidato e a data na qual o certificado foi obtido.

Para essa verificação, você pode fazer uma consulta rápida na Lista de aprovados

No entanto essa consulta não é 100% garantida, pois o candidato certificado PRINCE2 pode escolher ficar fora dessa lista. Sem contar que tem que digitar a correta combinação de nome + sobrenome. Assim, a forma mais efetiva é entrar em contato com a AXELOS.

 

Como fazer para entrar em contato com AXELOS PRINCE2?

1º) Preencher o Formulário de Verificação do Candidato

2º) Encaminhar o formulário para AXELOS através do email [email protected]

 

Tais orientações são válidas para quaisquer certificações de Melhores Práticas de Gerenciamento da AXELOS, ou seja, AgileShift, ITIL, M_o_R, MoP, MoV, MSP, P3O, PRINCE2, PRINCE2 Agile e Resilia.

 

Esperamos que tenha ajudado.

 

Postado em 08/01/2021 por Ernani Marques

 

VOLTAR

 

AgileSHIFT®, ITIL®, M_o_R®, MoP®, MoV®, MSP®, PRINCE2®, PRINCE2 Agile®, P3O®, Resilia® são marcas comerciais registradas de AXELOS Limited, usadas sob a permissão da AXELOS Limited. Todos os direitos reservados.