Qual indicação de Ferramentas de gestão de portfólio?

Qual indicação de Ferramentas de gestão de portfólio? Qual a indicação para sistemas, tecnologias e Ferramentas de gestão de portfólio de múltiplos projetos? 

Eu sou Ernani Marques e nesse vídeo eu falo com você sobre sistemas de gestão para portfólios. Mais especificamente minhas indicações para software de gestão dos portfólios.

 

Muita gente solicita indicação para mim, porém as soluções de sistemas não são as principais preocupações que você precisa ter. Implantar ferramentas de gestão de portfólio é um dos últimos passos, senão o último

Há gente que indica, e realmente tem muitas tecnologias fantásticas para gerenciamento do portfólio no mercado. Mas geralmente essas indicações são apenas de pessoas que querem vender alguma coisa e seu portfólio de projetos que se lasque.

Até porque, esses sistemas de gestão teriam que se comunicar com as ferramentas de gestão de projetos. E vai mais uma venda!

Sua principal preocupação, no gerenciamento do portfólio de múltiplos projetos, deve ser nos procedimentos, processos e na governança. É isso que vem primeiro.

Até então, a boa e velha planilha de cálculo, com um programa de apresentação, um processador de texto, e algo para acompanhar cronograma é mais que suficiente. Então, olha aqui a indicação do MoP (solução de TI não necessariamente agrega valor). Outra indicação do MoP aqui (software não é um requisito obrigatório). Mais uma indicação aqui (abordagem sofisticada nem sempre são superiores às abordagens mais simples).

DICA Ferramentas de gestão de portfólio?

Portanto, a dica é a seguinte: Foque na governança do portfólio de projetos e programas, com os processos e procedimentos. Aprenda e melhore. Após bem maduros, aí sim comece a pensar nas ferramentas de gerenciamento. Pense primeiro nas criações caseiras, feitas na própria empresa, e então em soluções de mercado.

Porém, antes de pensar nas ferramentas tecnológicas, caseiras ou de mercado, crie uma boa lista de requisitos. E pondere quais requisitos irá agregar valor de fato. Lembre que, de acordo com o Standish Group, cerca de 64% dos requisitos nunca são usados, ou raramente são usados. Então pense PRIMEIRAMENTE no simples, porém relevante.

Nossa próxima conversa é: O quê considerar para o balanceamento do portfólio e depoisIStratígic Módall Cenvas e então o MCE Margem de Contribuição Estratégica de Projeto e de programa.

Então, se você quer saber mais sobre o assunto, peço que deixe seu like, compartilhe, se inscreva no canal, e ativa o soninho porque  em 2 dias vou publicar sobre o Gerenciamento do Portifólio.