O que é Metodologia PRINCE2?

PRINCE2 (acrônimo de PRojects in Controlled Environment) é uma metodologia baseada em experiência (e não em processos) para gerenciar de maneira efetiva um projeto. Trata-se de um método amplamente usado pelos setores público e privado em mais de 150 países, principalmente Reino Unido, Europa e Austrália, e oferece as melhores práticas para gerenciar projetos de todos os portes e tipos de organizações.

O que é Metodologia PRINCE2?  

PRINCE2 (acrônimo de PRojects in Controlled Environment) é uma metodologia baseada em experiência (e não em processos; processos são componentes da metodologia) para gerenciar de maneira efetiva um projeto. Trata-se de um método amplamente usado pelos setores público e privado na maioria dos países (de acordo com AXELOS), principalmente Reino Unido, Europa e Austrália, e oferece as melhores práticas para gerenciar projetos de todos os portes e tipos de organizações.

O quadro abaixo, mostra a principal relevância do PRINCE2 por região, de acordo com levantamento efetuado pela Certification Planner. 

O que é a Metodologia PRINCE2

 

 

Assim, PRINCE2 contém princípios orientadores, temas (que são similares a áreas de conhecimento), processos que chegam a nível de atividade (com entradas, saídas, papéis descritos e orientações), ferramentas e técnicas, modelos de documentos e um check-list para orientar o uso correto.

Sucesso Olímpico com PRINCE2 e MSP
Sucesso Olímpico

A metodologia PRINCE2 vem evoluindo desde a década de 70 e atualmente está na versão 6 (lançada em 2017), mas isso não significa que está desatualizada, pois PRINCE2 foi construído para ser genérico, simples, pragmático e realmente útil.

 

Além disso, o PRINCE2 possui um esquema de certificação para profissionais, o que auxilia muito em processos de recrutamento e seleção. Pesquisa efetuada pela AXELOS (proprietária atual) em 2016 identificou que os profissionais buscam a certificação PRINCE2 após um bom tempo de experiência profissional. Não significa que os iniciantes na carreira não busquem se certificar, todavia os mais experientes que mais o fazem.

PRINCE2 no Mundo

PRINCE2 no Mundo
PRINCE2 no MUNDO

Ainda de acordo com a Certification Planner, os melhores salários vão para profissionais certificados PRINCE2, exceto se considerar os Estados Unidos. Mas é utilizado no Governo Americano (PRINCE2 e o Governo Americano – case de sucesso).

Todavia, mantido pela AXELOS, conforme informado anteriormente e não pela OGC como alguns pensam (veja PRINCE2 Fatos e Fakes), e tem um processo de certificação gerenciado pela PEOPLECERT.ORG com níveis Foundation, Practitioner, PRINCE2 Agile Foundation e PRINCE2 Agile Practitioner (saiba mais sobre prince2 certificação).

No entanto, quando as organizações precisam de conceitos, técnicas e comportamentos ágeis, acabam usando o PRINCE2 Agile para manger a Governança do Projeto (PRINCE2) e os competentes da agilidade. E se for para nível organizacional, podem usufruir do AgileSHIFT.

Dentre os Benefícios do PRINCE2, podemos destacar sua evolução constante, ajudar a alcançar benefícios organizacionais de maneira efetiva, é uma metodologia não proprietária (sua empresa não precisa pagar para usar) e alavanca a maturidade organizacional, principalmente se optarem por usar outras melhores práticas de gerenciamento da AXELOS como MSP, MoP, M_o_R e P3O.

Os 7 princípios do PRINCE2 

  1. Justificativa contínua de negócios 
  2. Aprender com a experiência
  3. Papéis e Responsabilidades definidos 
  4. Gerenciamento por estágios
  5. Gerenciamento por exceção 
  6. Foco no produto 
  7. Então, Adaptação ao ambiente 

Os Sete temas do PRINCE2

  1. Business case 
  2. Organização 
  3. Qualidade 
  4. Planos 
  5. Risco 
  6. Mudança 
  7. Então, Progresso 

Os 7 processos do PRINCE2

  1. Starting-up a Project 
  2. Directing a Project 
  3. Initiating a Project
  4. Controlling a Stage 
  5. Managing a Stage Boundary
  6. Managing a Product Delivery 
  7. Closing a Project 

Todavia, os nomes dos processos não são traduzidos, nem no livro oficial e nem nos exames de certificação.

Portanto, se quer saber mais sobre PRINCE2 metodologia de Gerenciamento de projetos? ou então, como fazer PRINCE2 Foundation?

Então, siga-nos. As melhores e mais corretas informações sobre PRINCE2.

Postado em 03/12/2020 por Ernani Marques

e então, atualizado em 10/02/2021.

 

Versão em PDF
Versão em PDF