PRINCE2 (acrônimo de PRojects in Controlled Environment) é uma metodologia baseada em experiência (e não em processos; processos são componentes da metodologia) para gerenciar de maneira efetiva um projeto. Trata-se de um método amplamente usado pelos setores público e privado na maioria dos países (de acordo com AXELOS), principalmente Reino Unido, Europa e Austrália, e oferece as melhores práticas para gerenciar projetos de todos os portes e tipos de organizações.
O quadro abaixo, mostra a principal relevância do PRINCE2 por região, de acordo com levantamento efetuado pela Certification Planner.
Assim, PRINCE2 contém princípios orientadores, temas (que são similares a áreas de conhecimento), processos que chegam a nível de atividade (com entradas, saídas, papéis descritos e orientações), ferramentas e técnicas, modelos de documentos e um check-list para orientar o uso correto.

A metodologia PRINCE2 vem evoluindo desde a década de 70 e atualmente está na versão 6 (lançada em 2017), mas isso não significa que está desatualizada, pois PRINCE2 foi construído para ser genérico, simples, pragmático e realmente útil.
Além disso, o PRINCE2 possui um esquema de certificação para profissionais, o que auxilia muito em processos de recrutamento e seleção. Pesquisa efetuada pela AXELOS (proprietária atual) em 2016 identificou que os profissionais buscam a certificação PRINCE2 após um bom tempo de experiência profissional. Não significa que os iniciantes na carreira não busquem se certificar, todavia os mais experientes que mais o fazem.
PRINCE2 no Mundo

Ainda de acordo com a Certification Planner, os melhores salários vão para profissionais certificados PRINCE2, exceto se considerar os Estados Unidos. Mas é utilizado no Governo Americano (PRINCE2 e o Governo Americano – case de sucesso).
Todavia, mantido pela AXELOS, conforme informado anteriormente e não pela OGC como alguns pensam (veja PRINCE2 Fatos e Fakes), e tem um processo de certificação gerenciado pela PEOPLECERT.ORG com níveis Foundation, Practitioner, PRINCE2 Agile Foundation e PRINCE2 Agile Practitioner (saiba mais sobre prince2 certificação).
No entanto, quando as organizações precisam de conceitos, técnicas e comportamentos ágeis, acabam usando o PRINCE2 Agile para manger a Governança do Projeto (PRINCE2) e os competentes da agilidade. E se for para nível organizacional, podem usufruir do AgileSHIFT.
Dentre os Benefícios do PRINCE2, podemos destacar sua evolução constante, ajudar a alcançar benefícios organizacionais de maneira efetiva, é uma metodologia não proprietária (sua empresa não precisa pagar para usar) e alavanca a maturidade organizacional, principalmente se optarem por usar outras melhores práticas de gerenciamento da AXELOS como MSP, MoP, M_o_R e P3O.
Os 7 princípios do PRINCE2
- Justificativa contínua de negócios
- Aprender com a experiência
- Papéis e Responsabilidades definidos
- Gerenciamento por estágios
- Gerenciamento por exceção
- Foco no produto
- Então, Adaptação ao ambiente
Os Sete temas do PRINCE2
- Business case
- Organização
- Qualidade
- Planos
- Risco
- Mudança
- Então, Progresso
Os 7 processos do PRINCE2
- Starting-up a Project
- Directing a Project
- Initiating a Project
- Controlling a Stage
- Managing a Stage Boundary
- Managing a Product Delivery
- Closing a Project
Todavia, os nomes dos processos não são traduzidos, nem no livro oficial e nem nos exames de certificação.
Portanto, se quer saber mais sobre PRINCE2 metodologia de Gerenciamento de projetos? ou então, como fazer PRINCE2 Foundation?
Então, siga-nos. As melhores e mais corretas informações sobre PRINCE2.
Postado em 03/12/2020 por Ernani Marques
e então, atualizado em 10/02/2021.
