PRINCE2 Adequação VOLTAR

 

PRINCE2 Temas - uma Breve Introducao Uma introdução sobre PRINCE2 PRINCE2 A evolução da metodologia
.
Os princípios para Sucesso do Projeto Os temas de Gerenciamento de Projetos  Os processos de Gerenciamento do PRINCE2
.
 Temas - Quais são os produtos de Gerenciamento? Temas - Quais são os templates? O esquema de certificação
.
PRINCE2 - Como adequar o PRINCE2 para Sucesso do Projeto PRINCE2 Health Check

 


 

PRINCE2 Adequação – Introdução

Adequar – Princípios

Customizar – Temas

Adequar – Processos

Papéis

Produtos de Gerenciamento

Adequação – Terminologia

Adequação – Outros livros

REFERÊNCIAS

 


PRINCE2 Adequação – Introdução

PRINCE2 é uma metodologia de gerenciamento de projetos muito flexível; afinal, nenhum projeto é PRINCE2 Adequação - Como adaptar o PRINCE2 para o PROJETO100% igual ao outro. Portanto há recomendações claras de adaptações (tailoring) que você aplicada para atender às necessidades do projeto e necessidades organizacionais.

Antes de tudo, você aplica tais adaptações em todos os aspectos para mais ou para menos, com apenas 1 exceção. Mas isso não quer dizer a eliminação.

Adaptação está associado a forma correta de utilização da metodologia para poder ampliar a probabilidade de sucesso e que não sobrecarregue o projeto, fornecendo um nível adequado de controle de acordo com fatores externos e do projeto.

 

PRINCE2 Adequar – Princípios

Os princípios são universais e sempre aplicáveis a quaisquer projetos. Eles são lições aprendidas de projetos de sucesso e fracasso e, portanto, essa é a exceção da adaptação. Assim, você não pode remover nenhum dos 7 princípios.

Porém, não há problema nenhum em você incluir princípios novos. Por exemplo: se sua empresa presa pela Sustentabilidade, então, você cria e incluir um princípio baseado em Sustentabilidade em seus projetos.

O grande ‘x’ da questão é como usar os princípios. Então recomendo assistir a esse vídeo.

 

VOLTAR

PRINCE2 Customizar – Temas

Os temas representam áreas de conhecimento e utilizará todos os temas. Mas poderá incluir temas adicionais. Se seu projeto tem aquisições, você pode incluir um tema específico para tratar as aquisições do projeto.

Veja que o foco da adaptação dos temas é exatamente a necessidade de monitoramento e controle necessários frente ao porte e complexidade do projeto. Assim, caso você tem um projeto simples, você poderá simplificar os temas. Todavia, se você tem um problema grande e complexo, você inclui itens que lhe permita exercer maior controle.  

Em suma, a chave é perguntar 2 coisas, basicamente:

  • Com essa adaptação você mantém o propósito do tema sem comprometer aos princípios? A resposta precisa ser sempre SIM.
  • Por fim, com essa adaptação eu atendo às necessidades de Governança do Projeto, sem comprometer a pergunta anterior? A resposta precisa ser sempre SIM.

 

VOLTAR

 

Adequação – Processos

Os processos PRINCE2 podem ser combinados ou adaptados (adicionando ou combinando atividades). Portanto, a adequação dos processos pode adequar terminologia, documentos, responsabilidade, juntar, dividir ou incluir atividades.  Logo, você pode deixar os processos mais suaves ou mais rigorosos dependendo das necessidades do Projeto e necessidades de Governança.  

Uma dica bastante interessante para a adequação dos processos, assim como nos demais itens, é conhecer o nível de maturidade organizacional na condução de projetos. Da mesma forma, as perguntas precisam ser efetuadas

  • Com essa adaptação você mantém o propósito do processo sem comprometer aos princípios? A resposta precisa ser sempre SIM.
  • Por fim, com essa adaptação eu atendo às necessidades de Governança do Projeto, sem comprometer a pergunta anterior? A resposta precisa ser sempre SIM.

 

Adequar – Papéis

Antes de tudo, no PRINCE2 os papéis também podem ser customizados para atender às necessidades do Projeto e/ou de questões da empresa. Assim, os papéis podem ser combinados ou divididos, mas uma atenção especial precisa ser dada para a questão de quem presta conta sobre o quê, para não haver conflitos.

A cominação deve seguir algumas regras, por exemplo os papéis de Gerente do Projeto e de Executivo não podem ser combinados.

Ainda mais, o Ambiente no qual o Projeto está, e também o nível de maturidade, serão muito importantes ao efetuar adequação aos papéis. Por exemplo: Projetos em Ambientes Ágeis (PRINCE2 Agile), Projetos em Programas (MSP) e Projetos em Portfólios (MoP).

Assim, ao efetuar adaptações aos Papéis, você pergunta por exemplo:

  • Com essa adaptação a esse papel e essa responsabilidade compromete algum princípio? Então, a resposta precisa ser sempre SIM.
  • As necessidades de Governança e Prestação de Contas é mantida? A resposta precisa ser sempre SIM.
  • E então, há alguma atividade sem responsabilidade? A resposta precisa ser sempre NÃO.
  • Por fim, as atribuições constantes do apêndice C foram consideradas e não deixaram GAP? Então, a resposta precisa ser sempre SIM.

 

VOLTAR

 

Produtos de Gerenciamento

O PRINCE2 fornece resumos da Descrição de Produtos para os produtos de gerenciamento (documentos) com propósito ou composição específica. Na adequação do PRINCE2, os produtos de gerenciamento poderão ser adaptados.

Mas para tal adaptação, é importante que para todos os envolvidos no projeto, fique claro qual é o propósito do produto de gerenciamento (documento), o que ele deve conter e qual é o critério de qualidade. Por exemplo, em um ambiente comercial, o Pacote de Trabalho talvez tenha que incluir detalhes do pedido de compras e os termos e condições de acompanhamento. Ou, por exemplo, um projeto de construção civil requer documentos diferentes de um projeto de engenharia elétrica.

Então, ao efetuar adaptações aos documentos, você pergunta:

  • O propósito do documento está mantido? Então, a resposta precisa ser sempre SIM.
  • por fim, os critérios de qualidade para o documento foram considerados? A resposta precisa ser sempre SIM.

 

PRINCE2 Adequar – Terminologia

Uma dica fornecida pelo PRINCE2 é a criação de um Glossário de termos o que ajudará muito na adaptação das terminologias. Você pode ter nomes específicos para documentos, papéis, processos, ferramentas, técnicas etc. O importante é criar um ambiente de linguajar comum.

Assim, tal adequação é necessária por questões de sistemas de tecnologia de informação, quesitos de Governança, adequação à cultura (pessoas acostumadas com uma determinada terminologia), e etc.

 

VOLTAR

Adequação – Outros livros

O PRINCE2 está contido em um conjunto de livros que são utilizados pelo Governo Britânico e, atualmente, é de Propriedade da AXELOS.

Essa biblioteca é chamada de Melhores Práticas de Gestão e foram criados para ampliar a probabilidade de sucesso das iniciativas do próprio Governo Britânico, e não um conjunto de livros simplesmente para serem usados por outras organizações; com propósitos unicamente comerciais. Por isso são muito bem alinhados, didáticos e de fácil compreensão.

Imagine uma área do Governo aplicando e outra simplesmente não compreendendo nada!!!!

Assim, todos os livros, de certa forma, fornecem algum tipo de orientação relacionada à adaptação. Por exemplo: Projetos ágeis – Livro PRINCE2 Agile. Projetos dentro de um Programa – Livro MSP (Managing a Successful Programmes).

Portanto, dependendo da necessidade da sua organização, recomenda-se aprofundamento nos demais livros (MoP, P3O, M_o_R, MSP e PRINCE2 Agile).

 

VOLTAR

 

REFERÊNCIAS

 

Introdução ao PRINCE2

BLOG PRINCE2

https://www.axelos.com/best-practice-solutions/prince2

Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2

Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 2017 UPDATE

Vídeos PRINCE2

 

 


VOLTAR

 

AUTOR: Ernani Marques

Atualizado em: 10 de julho de 2018

Então, atualizado em: 25 de fevereiro de 2021



WhatsApp chat