PRINCE2 atualização 2017
A AXELOS, proprietária da abordagem britânica das Melhores Práticas de Gestão de Portfólios, Programas e Projetos, anunciou a atualizações na Metodologia de Gerenciamento de Projetos mais usada no mundo.
Saiba quais são as principais mudanças nesse post.
Alterações na Metodologia PRINCE2
A boa notícia (já esperada pelo fato da metodologia ser bem consistente e coerente) é que a metodologia realmente (em sua essência) não sofre alterações. Para se ter ideia, a quantidade de princípios, temas e processos continuam os mesmos.
Toda abordagem britânica (com livros para Gerenciamento de Portfólios, Programas, Projetos, Riscos, Valor e Escritório) foi criada para ampliar o sucesso das iniciativas e melhorar o ROI (retorno sobre o investimento) com benefícios que realmente façam sentido para o Governo Britânico e sua população. Grande diferença se compararmos com os objetivos do PMI, mas esse não é nosso foco, nosso foco é gerar benefícios organizacionais que façam sentido estratégico.
O que ocorre com a atualização, basicamente, é uma enfase nas questões relacionadas a adaptação (onde e como adaptar), adoção (adotar o PRINCE2 como metodologia em sua empresa) e consistência às atualizações que ocorreram nos outros livros (MSP – Gerenciamento de Programas, MoP – Gerenciamento de Portfólios, P3O – Escritório de Portfólios, Programas e Projetos e M_o_R – Gerenciamento de Riscos), livros esses que sofreram atualizações durante 2011 e 2013.
Além disso, um outro aspecto da atualização é uma melhor clareza em relação aos Projetos Ágeis. O PRINCE2 já tinha características que permitiam a ligação às abordagens ágeis; porém com a criação do PRINCE2 Agile (livro lançado em 2015) houve também necessidade de uma clareza em relação a associação do PRINCE2 (livro 2009) com essa nova publicação (PRINCE2 Agile).
Exemplo: Modelos de documentos do MoP, M_o_R ou no MSP, e que foram alterados com as atualizações desses livros entre 2011 e 2013, deveriam, obviamente fazer com que os modelos de documentos no PRINCE2 também sofressem essa atualização.
Há maior clareza em algumas atividades, como por exemplo, avaliar o desempenho final do projeto que ocorre durante o processo Closing a Project.
Assim, resumindo:
- Deixa mais claras as informações relacionadas às adaptações que você pode fazer no PRINCE2;
- Maior clareza no que as empresas precisam fazer para adotar o PRINCE2;
- Amplia a enfase nos princípios, temas e em especial no tailoring (adaptação);
- Amplia as dicas e sugestões e situações comuns do mundo real, com aplicação prática;
- Melhora a parte de Gestão de Mudanças;
- Melhora a parte relacionada ao Plano do Projeto, racionalizando o uso;
- Amplia o foco nas etapas de pré-projeto e pós-projeto, mas claro pensando nos benefícios que o projeto ajudará a empresa conquistar;
- Clareza das adaptações do PRINCE2 para Projetos ágeis, ou se seu projeto nasce de um Programa ou Portfólio;
- E então, amplia as considerações práticas (ou seja, a metologia já pragmática fica ainda mais prática).
Sobre PRINCE2 atualização nas Certificações
Talvez as principais alterações sejam nas certificações internacionais, ampliando a verificação aos níveis de compreensão e aplicação da metodologia. De forma geral os exames ficam mais difíceis e, como contra partida, a AXELOS diminui a quantidade de questões. Vejamos:
PRINCE2 Foundation
A quantidade de perguntas diminui de 75 perguntas para 60 perguntas. Apesar de um exame já fácil, pela consideração geral dos profissionais, o exame se torna um pouco mais difícil e por isso a quantidade de perguntas foi diminuído. Haverá uma enfase maior na aplicação (adoção) da Metodologia, nos princípios e na adaptação que você pode fazer na metodologia.
De julho/2017 a dezembro/2017 as provas atual e nova ficarão disponíveis em paralelo. Isso significa que a versão em Português fica ativa somente até dezembro/2017. Não há previsão de tradução da nova prova para a língua portuguesa. Ou seja, se quiser se certificar e você não manda bem no inglês, esse é seu ano! Caso contrário meu(minha) caro(a), vá estudar inglês.
PRINCE2 Practitioner
A quantidade de perguntas diminui de 80 perguntas para 75 porém a duração permanece de 2:30h. A enfase é ampliada em questões relacionadas ao conhecimento de aplicação do PRINCE2 e nos princípios. Há uma redução do peso, ou seja, na quantidade de questões, relacionadas aos produtos de gerenciamento, e temas. Porém, ampliada a quantidade de questões relacionadas aos processos.
Quem já tem o certificado PRINCE2 Practitioner vencendo? Para essa situação você deverá fazer a prova de re-certificação ainda esse ano (ou a prova PRINCE2 Practitioner completa), caso contrário terá que fazer a prova nova a partir de 2017.
De julho/2017 a dezembro/2017 as provas (V 2009) e (V 2017) estiveram disponíveis em paralelo. Ou seja, o aluno deveria escolher a versão.
A partir de então, no caso das línguas nas quais a versão 2017 está disponível (Inglês, Alemão, Holandês e Polonês) então somente opção 2017 é liberada para efetuar o exame. No caso da língua portuguesa, somente a versão 2009 é que está disponível para o exame; e sem previsão para a tradução para a versão PRINCE2 Update 2017.
Conclusão
A metodologia de Gerenciamento de Projetos PRINCE2, que é excelente, ficou ainda melhor. E, caso você seja um profissional que atue com PRINCE2, se sua empresa tem ou pretende implementar o PRINCE2, ou se você está estudando a metodologia para conquistar as certificações (no curto prazo), não há preocupações.
Para o mercado, não há diferenciação entre as versões, ou seja, o mercado não tem cobrado que o profissional tenha a certificação PRINCE2 2017 em detrimento à versão 2009.
Quer saber mais sobre o esquema de Certificação PRINCE2 ? http://athem.net.br/prince2-certificacao/
Livro preparatório para certificação PRINCE2 foundation: Compre agora seu livro Preparatorio para Certificação PRINCE2 foundation
Exame: Compre agora seu EXAME PRINCE2 Foundation
eLearning + Exame: Compre agora seu curso eLearning PRINCE2 Foundation
Livro oficial do PRINCE2: Compre agora seu livro oficial PRINCE2