PRINCE2 ® com Project Model CANVAS – Artigo de autoria do Prof. Farhad Abdollayan e publicado na Revista Mundo PM – Edição Setembro/2013.. Reprodução autorizada.
PM Canvas pode se adaptar às outras metodologias com a PRINCE2 ?
Antes de responder a esta pergunta, cabe ressaltar alguns dos sete princípios da metodologia PRINCE2[i] que apresentam compatibilidade natural com PM Canvas (O que é PM Canvas).
O primeiro princípio de PRINCE2 (OGC, 2011, p.11)– Justificação de Negócio Contínua – requer que (a) haja uma razão justificável para iniciá-lo, (b) a justificação se mantenha válida durante toda a vida do projeto e (c) a justificação esteja documentada e aprovada. No PRINCE 2, a justificação é documentada na forma de business case. Assim, este ponto é contemplado nos blocos Justificação e Benefícios.
O segundo princípio – Aprender com a Experiência – está implícito na PM Canvas, dado que é uma forma colaborativa de desenvolver o projeto que incorpora tanto o conhecimento explicito quanto tácito dos participantes.
O terceiro princípio – Papéis e Responsabilidade Definidos – que parte da premissa que “projetos envolvem pessoas. Nenhuma quantidade de planejamento ou controle será suficiente se as pessoas erradas estiverem envolvidos, se as pessoas certas não estiverem envolvidas ou se as pessoas envolvidas não souberem o que se espera delas ou o que elas podem esperar dos outros” (OGC, 2011, p.12). Mas, para isso o método contempla uma estrutura organizacional padrão na qual há três níveis (direção, gestão e entrega) e três áreas bem definidas: Patrocinadores de negócios que endossarão os objetivos e garantirão que o investimento de negócio proporcione uma boa relação custo/benefício. Usuários que, depois da conclusão do projeto, usarão seus produtos para obter os benefícios pretendidos e fornecedores que proporcionam os recursos e os conhecimentos especializados necessários para o projeto (podem ser internos ou externos). Então, este princípio é explicito nos blocos Stakeholders e Equipe.
Outros Princípios
O quarto princípio – Gerenciar por Estágios – que diz respeito a elaboração progressiva. “Um projeto PRINCE2 é planejado, monitorado e controlado por estágios” (OGC, 2013, p. 13). Este princípio está presente nos blocos Grupo de Entregas e Linha de Tempo.
Então, o quinto princípio – Gerenciar por Exceção – estabelece que “um projeto PRINCE 2 tem tolerâncias definidas para cada objetivo do projeto, para estabelecer os limites da autoridade delegada” (OGC, 2013, p.13). Este princípio está associado aos blocos Risco e Restrições.
O sexto princípio – Foco em Produtos – declara que “um projeto PRINCE2 concentra o foco na definição e entrega de produtos, particularmente no que diz respeito a requisitos de qualidade” (OGC, 2011, p.13). Este princípio está particularmente explicito nos blocos Produto, Requisitos e Grupo de Entregas.
Então, o sétimo princípio – Adequar ao Ambiente do Projeto – pode ser associado a toda a metodologia, dado que declara: “O PRINCE2 é adaptado para se adequar ao ambiente do projeto, seu porte, complexidade, importância, capacidade e risco” (OGC, 2011, p. 14).
PRINCE2 com PMCanvas
ASSIM, A metodologia PM Canvas pode ser usada na fase Starting-Up a Project que culmina com a aprovação do sumário de projeto pelo Comitê Diretor do Projeto.
Então, mapeamos o conteúdo dos 13 blocos de PM Canvas com conteúdo de produtos gerenciais (templates de planos, registros e relatórios) do PRINCE (Fig. 5). Além disso, identificamos um casamento perfeito entre PM Canvas e a técnica “Planejamento baseado em Produtos” do PRINCE (OGC, 2013, Anexo D, p. 293 a 298).
[i] Office of Goverment Commerce (2011). Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2™. TSO:Londres.
Veja (PMBOK® com PMCanvas)
Mas, através dessa breve comparação você pode verificar como utilizar o PMCANVAS com PRINCE2.
Porém, uma organização não precisa criar uma metodologia de gerenciamento de projetos, basta adotar uma pronta (e de sucesso, coma o o PRINCE 2).
Então, Somente efetue seu treinamento em uma Organização Credenciada (ATO – Accredited Training Organization) como a ATHEM. Mas, somente uma ATO poderá lhe auxiliar para uma melhor qualidade de treinamento e também para efetuar os exames oficiais.
(SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 AGILE)
(SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO DE CERTIFICAÇÃO PRINCE2 FOUNDATION)
Então, saiba Mais sobre PRINCE2: PRINCE2 saiba mais ou PRINCE2 processos
#PRINCE2