PRINCE2 História e Evolução   VOLTAR

Em primeiro lugar, o foco é mostrar PRINCE2 História e Evolução, apenas!

PRINCE2 Temas - uma Breve Introducao Uma introdução sobre PRINCE2 PRINCE2 A evolução da metodologia
.
Os princípios para Sucesso do Projeto Os temas de Gerenciamento de Projetos  Os processos de Gerenciamento do PRINCE2
.
 Temas - Quais são os produtos de Gerenciamento? Temas - Quais são os templates? O esquema de certificação
.
PRINCE2 - Como adequar o PRINCE2 para Sucesso do Projeto PRINCE2 Health Check

 

INTRODUÇÃO

PROMPT

PRINCE

PRINCE2

O PRINCE2 Agile

PRINCE2 2017

PRICE2 PROFESSIONAL

PRICE2 Agile Foundation

Resumo Cronológico

Referências

 


INTRODUÇÃO

PRINCE2 Evolução: Você encontra pouco na internet com informações corretas sobre evolução da Metodologia de Gerenciamento de Projetos PRINCE2.

Portanto, nós trazemos de maneira resumida, porém correta, sobre a evolução do PRINCE2; informando sobre a história até se tornar um padrão de fato para o gerenciamento de projetos.

Antes de tudo, ele é para qualquer tipo de projeto, independentemente da área que se relaciona, de seu tamanho e independente da indústria; e também, você pode aplicar em empresas públicas ou privadas.

Então, conheça a evolução do PRINCE2 em números e a sua popularidade?

 

PRINCE2 História até os dias atuais

Assim, segue uma breve história do PRINCE2

PRINCE2 e a sua Evolução
Evolução do PRINCE2

 

PROMPT

Antes de mais nada, voltamos a meados da década de 70, quando uma empresa chamada Simpact Systems criou uma maneira para administrar seus projetos de TI (Tecnologia de Informação) e poder lidar com os problemas encontrados àquela época, como por exemplo não cumprimento de prazos e orçamento combinados.

Portanto, é com esse propósito que desenvolveu o PROMPT (Projects Resource Organisation Management Planning Technique). Assim, nessa empreitada um ex-gerente de projetos da IBM teve fundamental participação.

Então, em 1979, o CCTA (Central Computing and Telecommunications Agency), uma unidade do Governo Britânico, identificando que a abordagem trazia vantagens interessantes e, buscando melhorar o desempenho dos próprios projetos, adotou PROMPT que passou a se chamar PRINCE (PROMPT IN the CCTA Environment).

Pelos resultados obtidos, tornou-se dessa maneira o padrão do CCTA para gerenciar qualquer um de seus projetos de TI.

Posteriormente, CCTA batizou de PRINCE de (PRojects IN Controlled Environment).


VOLTAR

 

PRINCE Histórico  

De 1979 até 1996 o método PRINCE ganhou mais notoriedade pois assegurava o progresso através de 3 perspectivas importantes e interligadas:

  • Do ponto de vista da organização: certificar-se constantemente de que o projeto mantém alinhando com à missão da organização.
  • De uma perspectiva de quem cria: O Gerente de Projetos monitora os aspectos técnicos do projeto para garantir que não haja problemas que impactem o negócio.
  • Por outro lado, do ponto de vista do usuário: considerar os interesses dos que usarão os produtos construídos.

No entanto, outras características importantes:

  • Uma estrutura de gerenciamento definida
  • Procedimentos para planejar questões técnicas e econômicas
  • Procedimentos de controle
  • Foco nos produtos, ou seja, gerenciar pensando naquilo que será entregue.

Assim, nem tudo era vantagem; e o método PRINCE desenvolveu uma reputação de ser muito rígido e aplicável apenas a grandes projetos.

Outras unidades do Governo Britânico demonstraram interesse na utilização, assim como outras organizações dos diversos setores.

Portanto, isso levou a uma transformação para adaptá-lo de maneira que pudesse ser aplicável a um contexto mais amplo.

Em outras palavras, qualquer tipo de projeto, qualquer porte. Então, surge o PRINCE2 em 1996 como uma metodologia Genérica para todo Governo Britânico, o que fez inclusive que fornecedores em geral do Governo também passasse a conhece-lo.

Note que, isso é uma característica bem importante: o PRINCE2 evoluiu para ampliar a probabilidade de sucesso dos próprios projetos do Governo Britânico. Portanto, ele precisava ser efetivo, flexível, pragmático, didático e de fácil implementação.

VOLTAR

 

PRINCE2 Evolução até 2009

De 1996 a 2009

No entanto, as características do método PRINCE2 que é estudado hoje tem sua origem em 1996, que foi revisado e atualizado em diferentes ocasiões; Assim a última atualização foi em 2017 (sem grandes diferenças para a versão 2009).

Então, em 1996, mais de 150 organizações internacionais participaram de um comitê encarregado de revisar as atualizações registradas para o PRINCE, até aquele momento. Como resultado: O PRINCE2 foi uma metodologia mais genérica aplicável a qualquer tipo de projeto ou tamanho.

Ao passo que, em 2000, o CCTA é integrado ao OGC (Office of Government Commerce), que era parte do Tesouro (Ministério das Finanças britânico).

Posteriormente, o Cabinet Office, outro departamento do governo e que também manteve a responsabilidade pelo PRINCE2 até 2013, o incorpora.

De 2002 a 2005

Então, em 2002 e 2005, o PRINCE2 é novamente atualizado em consulta com a comunidade internacional de usuários.

PRINCE2 Evolução de 2005 para 2009 nos processos

Posteriormente, em 2009, uma revisão muito importante ocorreu! Ela tornou o método mais simples e fácil de adaptar, respondendo aos desejos dos usuários. Então, a versão 2009 incorpora sete princípios básicos que determinam o sucesso de um projeto:

  • Justificativa de negócios contínua
  • Aprender com a experiência
  • Papéis e responsabilidades bem definidos
  • Gerenciar por estágios
  • Gerenciar por exceção
  • Focar nos produtos
  • Adaptação para corresponder ao ambiente do projeto
  • Então, a revisão é publica em 16 de junho de 2009. Ela é, então, batizada de PRINCE2: 2009 Refresh.

VOLTAR

 

PRINCE2 Agile

Ao passo que, no primeiro semestre de 2015, o AXELOS lançou um novo livro junto com um novo programa de certificação: PRINCE2 Agile Practitioner.

Este livro combina a flexibilidade, a capacidade de resposta da filosofia de gerenciamento ágil com o método PRINCE2, sem perder a força da metodologia principalmente no quesito Governança do Projeto.

Então, o novo livro PRINCE2 Agile abrange uma ampla gama de conceitos ágeis, incluindo SCRUM, Kanban e Lean Startup; ele fornece um guia poderoso para adaptar o PRINCE2 a um contexto Ágil.

Ainda mais, PRINCE2 Agile é uma verdadeira e única abordagem híbrida, e natural, para efetuar um mix entre agilidade de “tradicional”. Natural pois o PRINCE2 já facilitava a adaptação (a flexibilização).

 

PRINCE2 2017

Atualmente, a versão mais recente do PRINCE2 foi lançada em 18 de maio de 2017, com modificações no estilo das provas de certificação; assim como, a quantidade de perguntas, no foco de cobrança na prova e o processo de renovação do PRINCE2 Practitioner.

Para efeito de mercado, a escolha é indiferente: certificação 2009 ou 2017; visto que a versão nova não alterou a essência da metodologia.

Dessa forma, houve melhoria na aderência em nomes de produtos para se alinhar ao MSP, M_o_R, P3O e MoP; todos livros atualizados após 2009.

Nesse sentido, um destaque maior e melhor na utilização dos princípios e também o que acontece no mundo ágil e ambiente cliente-fornecedor. No mais, tudo bem parecido. Mas essas orientações deram visibilidade a importância dos princípios e da adaptação, ou seja, o quão flexível o PRINCE2 é. Posteriormente, PRINCE2 2009 passou a ser PRINCE2 v5 e PRINCE2 2017 passou a ser PRINCE2 v6.

PRINCE2 em Português liberado em Março/2023.

VOLTAR

 

PRINCE2 PROFESSIONAL

Por fim, a certificação PRINCE2 Professional é eliminada em 3 de janeiro de 2018 (não é a PRACTITONER).

 

PRICE2 Agile Foundation

Antes de tudo, durante o mês de maio de 2018 AXELOS lança um piloto da certificação PRINCE2 Agile Foundation; porém o lançamento oficial acontece em junho de 2018.

Assim, existe uma rota bem interessante para profissionais seguirem carreira e buscarem certificação.

Juntamente com o lançamento de uma revisão do livro PRINCE2 Agile, com um alinhamento do livro PRINCE2 Agile (já lançado em 2015) ao livro Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 (versão 2017).

Em Março/2021 houve atualização para compatibilidade ao novo SCRUM Guide.

Em Junho/2023 liberado PRINCE2 Agile em Português. 

 

 

VOLTAR

 

PRINCE2 História – Resumo Cronológico

PRINCE2 Evolução cronológica da metodologia.

Meados dos anos 70: Metodologia PROMPT é criada na Simpact Systems Início dos anos 80! Então, a CCTA licencia a Metodologia PROMPT.

1989: O CCTA aprimora o PROMPT e o renomeia para PRINCE. PRINCE significa PROMPT no ambiente CCTA. Torna-se o padrão do Reino Unido para todos os projetos governamentais de TI.

1996: PRINCE2 publicado pela CCTA (agora OGC) como um método genérico de gerenciamento de projetos para todos os projetos do governo do Reino Unido.

1996: Lançamento do PRINCE2 e suas certificações

2000: CCTA é integrado ao OGC (Office of Government Commerce).

2002: Correções no Livro do PRINCE2 e algumas melhorias incrementais

2005: PRINCE2 Manual atualizado em consulta com a comunidade internacional

2009: Revisão e atualização tornando o método mais simples e mais facilmente adaptável

2013: A propriedade do PRINCE2 foi transferida para AXELOS

2015: Lançamento do livro PRINCE2 Agile

2015: Lançamento da certificação PRINCE2 Agile Practitioner

2017: Lançamento da versão 2017 do PRINCE2

2018: Então, o Fim da certificação PRINCE2 Professional

2018: Por fim, o piloto PRINCE2 Agile Foundation

2021: Peoplecert adquiriu AXELOS (21/jun/2021)

2023: PRINCE2 Agile em Português

2023: PRINCE2 V6 em Português

2023: PRINCE2 7 anunciado

 

PRINCE2 Evolução – Referências

 

O PRINCE2

 

PRINCE2 agile foundation

 

Prince2 professional

 

https://www.projectsmart.co.uk/introduction-to-prince2.php

 

https://azybao.com/a-short-prince2-history/

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/PRINCE2

 

https://www.axelos.com/best-practice-solutions/prince2

 

Então, PRINCE2 e o Governo Americano

 

Fonte: http://www.prince-officialsite.com

 


 

AUTOR: Ernani Marques 

PRINCE2 História: Criado em: 6 de julho de 2018

Então, atualizado em: 07 de julho de 2023