VOLTAR
PRINCE2 Practitioner Renovação
Introdução
Por que re-validar?
Qual a versão do PRINCE2 Practitioner?
Re-registrando PRINCE2 Practitioner V5
Re-registrando PRINCE2 Practitioner V6
Como registrar seus CPD`s?
A Certificação PRINCE2 Practitioner tem a validade de 3 e por esse motivo todos os Profissionais de PRINCE2 Practitioner devem renovar sua certificação através do que os britânicos chamam de PRINCE2 Practitioner re-registration (novo registro).
Então, com o passar do tempo, é comum os profissionais certificados se esquecerem de como funciona essa revalidação do PRINCE2 Practitioner. Assim, esse post tem por objetivo sanar tais questionamentos.
Portanto, vale lembrar que existem 2 versões ativas na data atual PRINCE2 Practitioner V5 (lançado em 2009) e PRINCE2 Practitioner V6 (lançado em 2017).
Existem diversos motivos para manter seu certificado PRINCE2 Practitioner válido, exemplo possibilidades de recolocação, carreira internacional e, até mesmo, necessidades futuras.
Afinal, ninguém sabe o que o futuro nos reserva, não é mesmo?
Assim, vamos começar pela versão de seu certificado PRINCE2 Practitioner. Já que esse é o nível mais avançado do PRINCE2 (o PRINCE2 Professional foi descontinuado em 2018).
Portanto, caso não siga para a recertificação, e tiver a necessidade do certificado no futuro, terá que fazer TODO processo que você fez no passado: curso + prova completa.
Qual a versão do PRINCE2 Practitioner?
Para verificar a versão do seu certificado PRINCE2 Practitoner você pode olhar na parte inferior esquerda abaixo da assinatura. Haverá a indicação da versão. Pode ainda verificar a lista de aprovados no candidate registry. E, para acessar seu certificado, veja o artigo Como acessar meu certificado PRINCE2.
Re-registrando PRINCE2 Practitioner V5
A renovação da certificação PRINCE2 Practitioner V5 deve ser efetuada entre o 3º e 5º ano (vence no 3º ano mas pode revalidar até o 5º). Logo, não deixe passar o prazo. Portanto pegue seu certificado e marque na agenda seu plano.
Por exemplo: data da prova 02/jan/2017 – data limite 01/jan/2022
No caso da V5 você tem 2 opções 3 opções (atualizado):
Opção 1 – Fazer a prova reduzida – é uma prova igual a prova que você já fez PRINCE2 Practitioner, porém é de apenas 60 minutos e com apenas 30 pontos. Disponível na língua portuguesa!
Você pode usar os mesmos materiais que você ainda tem disponível, faça seus estudos, compre a prova com qualquer ATO, e faça a prova online. Cuidado com a data de vencimento, veja o exemplo acima!
Porém, eu nem me recordo mais daquelas perguntas tipo múltipla escolha complexa e “coisa e tals”….Tranquilo, assista o vídeo no final dessa página que o mesmo irá ajudar muito.
Por exemplo: a prova reduzida pode ser efetuada é aplicável também para os casos M_o_R Practitioner (90min), MSP Practitioner 4a Ed. (75min) e P3O (90min).
AgileSHIFT, Resilia Practitioner, MoP Practitioner e MoV Practitioner não expiram. PRINCE2 Agile Practitioner renova-se com uma nova prova completa ou com CPD`s. Todavia, veja esse post Como renovar Certificação PRINCE2 ou ITIL.
Opção 2 – Lançar CPD`s – nessa opção você irá lancar horas de atividades. Veja o processo da renovação do PRINCE2 Practitioner V6 abaixo.
Opção 3 – Nova certificação – um novo certificado dentro da mesma família de produtos veja esse post Como renovar Certificação PRINCE2 ou ITIL.
Re-registrando PRINCE2 Practitioner V6
Já na re-certificação PRINCE2 Practitioner V6! Depois do exame PRINCE2 PRACITITONER você precisa revalidar seu certificado a cada 3 anos registrando 20 CPD`s (Continuing Professional Development) que é bem similar aos PDU`s do PMI.
Você deverá registrar as atividades e depois aceitar o Digital Badge.
Dos 20 pontos CPDs, 5 pontos são obrigatoriamente em categoria de Experiência Profissional.
Os outros 15 pontos podem ser em outras categorias; por exemplo como treinamento.
Porém, para isso você tem que ser membro do MyAXELOS que tem um custo de £ 20/ano.
Lembre-se de ter um cartão internacional e que será cobrado o IOF e VAT (impostos dos britânicos). Consulte sua operadora de cartão de crédito para saber da taxa de câmbio.
Por fim, você pode optar por manter seu certificado válido, através do lançamento de CPDs, para os casos de certificados avançados PRINCE2, PRINCE2 Agile, MSP e ITIL.
Como registrar seus CPD`s?
Para o registro, você deverá ter uma conta no site da AXELOS e se associar como membro e lançar as atividades através do CPD Dashboard. O Dashboard tem as seguintes opções:
Em My CPD Dashboard: Um sumário da evolução para renovação (PRINCE2, ITIL ou MSP).
My Plan: Área onde você faz apenas o planejamento das atividades (use se achar interessante);
My Activity Log: Registro das atividades (parte mais importante);
Accepting your Digital Badge: Onde você aceitará seu emplema digital confirmando a re-validação da credencial PRINCE2 Practitioner.
Com essa estrutura em mente, veja os passos para o registro:
1) Crie uma conta no site AXELOS (use o mesmo email que usou para obter seu certificado);
2) Então, vá em MyAXELOS e faça a aquisição do membership;
3) Vá no My CPD dashboard e registre a atividade (canto inferior direito em Enter manually).
4) Registre os dados e clique em “log Activity” (se clicar em add to plan, terá que confirmar os dados no futuro).
5) Então, complete os novos dados que vão surgir e clique em “log activity” (se clicar em save Progress, terá que confirmar mais para frente. Prefira não usar).
Assim, quando registrar os 20 pontos mínimos, o Digital Badge estará liberado. Preciso lançar mais de 20 pontos? Desnecessário!
Por fim, é isso. Espero que tenha ajudado e se tiver alguma dúvida, entre em contato que ajudaremos (contato @ athem . net . br).
Se quiser, baixe o Manual da AXELOS aqui.
Postado em 28/01/2021 por Ernani Marques
Atualizado em 07/07/2023.