PRINCE2 Produtos – Introdução
A Metodologia de Gerenciamento de Projetos PRINCE2 define 2 tipos de Produtos. Portanto, nesse artigo descrevemos algumas características desses produtos e seus objetivos. Antes de tudo, observe o Fluxo de Processos permite ter uma visualização de quando os produtos são criados ou atualizados (figura).
PRINCE2 PRODUTOS Especialistas
Um projeto PRINCE2 é uma organização temporária organizada para entregar um ou mais produtos de negócio, de acordo com um Business Case acordado. Assim, esse(s) produto(s), se utilizados, devem auxiliar a organização para uma determinada mudança que pode ser uma estratégia organizacional, resolução de alguma situação ou, também, atendimento à uma regulamentação.
Esses produtos também são chamados no PRINCE2 de Produtos Especialistas, visto que são construídos com a contribuição de especialistas no tema. A somatória e interligação desses produtos (ou partes, ou componentes) irá criar o produto final desejado e que deve contribuir para a realização de benefícios.
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento
Seja como for, outro produto considerado num projeto PRINCE2 são os produtos de Gerenciamento, que são basicamente documentos, relatórios e planilhas que auxiliam na administração, monitoramento e controle do Projeto. No entanto, no PRINCE2, os produtos de Gerenciamento são de 3 tipos:
- Produtos que geram linhas de base;
- Relatórios;
- Por fim, os Registros ou anotações
Gerenciamento – Linha de Base
Assim, no PRINCE2 Produtos de Gerenciamento que podem se tornar linha de base são aqueles que você pode guardar versões para efeito de monitoramento, controle e/ou auditoria (se for o caso).
- Sumário do Projeto
- Abordagem de Gerenciamento de Benefícios
- Então, o Business Case
- As 4 Abordagens de Gerenciamento (PRINCE2 2017 Update). Na versão 2009 são os 4 documentos de Estratégia
- Documento de Iniciação do Projeto
- Os Planos em seus 3 níveis
- Então, a Descrição do Produto do Projeto
- Descrições de Produtos
- Por fim, Pacotes de Trabalho
Registros e Anotações
Do mesmo modo, no PRINCE2 Produtos de Gerenciamento tipo registro e anotações. Portanto, são aqueles considerados dinâmicos em relação à sua atualização e/ou criação.
- Registro de itens de Configuração
- Diário do Projeto
- Registro de Issue
- Então, as Notas de Lições
- Registro da Qualidade
- Por fim, Registro de Risco
PRINCE2 PRODUTOS e os Relatórios
Por fim, o PRINCE2 também contempla os relatórios que podem ser orientados a tempo (datas ou momentos para serem criados) e relatórios orientados a evento (depende de um evento para serem gerados). São então,
- Relatórios
- Relatório de Issue
- Relatório de lições
- e então, o Relatório de Destaques (tempo)
- Então, o Relatório de Exceção
- Relatório de Ponto de Controle (tempo)
- Descrição de Status do Produto
- E então, o Relatório de Final de Estágio
- Por fim, o Relatório Final de Projeto
Antes de mais nada, note que a Descrição de Status do Produto é o único relatório que não tem a palavra relatório no nome. Note também que somente 2 relatórios possuirão momento específico (de acordo com a Abordagem de Comunicação) para serem emitidos.
Assim, no PRINCE2 todos os produtos de Gerenciamento acima listados possuem um template detalhando o propósito do documento, descrição dos campos que o compõe, possibilidades de formatos para apresentação e Critérios de Qualidade (que são checklists específicos para você criar um documento com qualidade.
PRINCE2 Os Critérios de Qualidade
Em seguida, é importante salientar que, além da descrição desses Produtos de Gerenciamento (que são os documentos de Gerenciamento do Projeto) com propósito e objetivo, o PRINCE2 fornece o detalhamento de cada campo que compões tais documentos, com a explicação do que preencher em tais campos.
Para cada um deles, há considerações sobre formatos e quesitos de apresentação desses documentos. Também, o manual PRINCE2 fornece um excelente referência sobre a Derivação, ou seja, de onde são obtidas as informações para o preenchimento de tais informações. Exemplo, para o preenchimento do Business Case, algumas informações serão obtidas da Proposição do Projeto (ideia do Projeto).
Assim, outro item bastante interessante disponível no livro, referente aos documentos de gerenciamento, é a sessão 5 de cada tópico do apêndice A. Portanto, essa sessão 5 é chamada de critérios de qualidade. Em síntese, todos os documentos do PRINCE2 possuem critérios de qualidade, que funcionam como um check-list para você poder construir um documento com um mínimo necessário de qualidade.
Em seguida, um exemplo: imagine que você acabou de construir o Plano do Projeto ou o Business Case. Então, antes de você submeter o Plano do Projeto ou o Business Case para aprovação ou apreciação de partes interessadas, você passa pelo check-list para identificar o nível de qualidade do documento.
O helth-check
Todavia, não é o único check-list existente no PRINCE2 não. Igualmente, há também o check-list chamado de helth-check para você avaliar quão bem você está usando o PRINCE2. Ele também pode ser utilizado pelo PMO (se usar a abordagem britânica seria o P3O) para que o Escritório de Projetos (ou Programa, ou Portólio) avalie quão bem o Gerente de Projetos está conduzindo o mesmo.
PRINCE2 2017 UPDATE
PRINCE2 2017 Update fornece, no entanto, algumas orientações sobre os
- Adaptações a esses documentos (para mais ou para menos);
- Há Considerações tipos de projetos, por exemplo, simples, complexos, em ambientes ágeis (Alinhamento ao PRINCE2 Agile);
- Eliminação de documentos ou combinação de documentos;
- Por fim, considerações sobre formatos e apresentação.
REFERÊNCIAS
https://www.axelos.com/best-practice-solutions/prince2
Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2
Então, faça o Download de templates PRINCE2
Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 – 2017 UPDATE
Então, Vídeos sobre PRINCE2
AUTOR: Ernani Marques
Publicado em: 10 de agosto de 2018
Por fim, atualizado em: 26 de fevereiro de 2021