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PRINCE2 PRODUTOS Especialistas
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento – Linha de Base
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento – Registros e Anotações
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento – Relatórios
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento – Critérios de Qualidade
PRINCE2 Produtos – Introdução
A Metodologia de Gerenciamento de Projetos PRINCE2® define 2 tipos de Produtos, e nesse artigo descrevemos algumas características desses projetos e seus objetivos. O Fluxo de Processos permite ter uma visualização de quando os produtos são criados ou atualizados (figura).
PRINCE2 PRODUTOS Especialistas
Um projeto PRINCE2 é uma organização temporária organizada para entregar um ou mais produtos de negócio, de acordo com um Business Case acordado. Esse(s) produto(s), se utilizados, devem auxiliar a organização para uma determinada mudança que pode ser uma estratégia organizacional, resolução de alguma situação ou atendimento à uma regulamentação.
Esses produtos também são chamados no PRINCE2 de Produtos Especialistas, visto que são construídos com a contribuição de especialistas no tema. A somatória e interligação desses produtos (ou partes, ou componentes) irá criar o produto final desejado e que deve contribuir para a realização de benefícios.
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento
Outro produto considerado num projeto PRINCE2 são os produtos de Gerenciamento, que são basicamente documentos, relatórios e planilhas que auxiliam na administração, monitoramento e controle do Projeto. No PRINCE2, os produtos de Gerenciamento são de 3 tipos:
- Produtos que geram linhas de base
- Relatórios
- Registros ou anotações
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento – Linha de Base
No PRINCE2 Produtos de Gerenciamento que podem se tornar linha de base são aqueles que você pode guardar versões para efeito de monitoramento, controle e/ou auditoria (se for o caso).
- Sumário do Projeto
- Abordagem de Gerenciamento de Benefícios
- Business Case
- As 4 Abordagens de Gerenciamento (PRINCE2 2017 Update). Na versão 2009 são os 4 documentos de Estratégia
- Documento de Iniciação do Projeto
- Os Planos em seus 3 níveis
- Descrição do Produto do Projeto
- Descrições de Produtos
- Pacotes de Trabalho
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento – Registros e Anotações
No PRINCE2 Produtos de Gerenciamento tipo registro e anotações são aqueles considerados dinâmicos em relação à sua atualização e/ou criação.
- Registro de itens de Configuração
- Diário do Projeto
- Registro de Issue
- Notas de Lições
- Registro da Qualidade
- Registro de Risco
PRINCE2 PRODUTOS de Gerenciamento – Relatórios
Por fim o PRINCE2 também contempla os relatórios que podem ser orientados a tempo (datas ou momentos para serem criados) e relatórios orientados a evento (depende de um evento para serem gerados).
- Relatórios
- Relatório de Issue
- Relatório de lições
- Relatório de Destaques (tempo)
- Relatório de Exceção
- Relatório de Ponto de Controle (tempo)
- Descrição de Status do Produto
- Relatório de Final de Estágio
- Relatório Final de Projeto
Note que a Descrição de Status do Produto é o único relatório que não tem a palavra relatório no nome. Note também que somente 2 relatórios possuirão momento específico (de acordo com a Abordagem de Comunicação) para serem emitidos.
No PRINCE2 todos os produtos de Gerenciamento acima listados possuem um template detalhando o propósito do documento, descrição dos campos que o compõe, possibilidades de formatos para apresentação e Critérios de Qualidade (que são checklists específicos para você criar um documento com qualidade.
PRINCE2 PRODUTOS – Critérios de Qualidade
Importante salientar que, além da descrição desses Produtos de Gerenciamento (que são os documentos de Gerenciamento do Projeto) com propósito e objetivo, o PRINCE2 fornece o detalhamento de cada campo que compões tais documentos, com a explicação do que preencher em tais campos.
Para cada um deles, há considerações sobre formatos e quesitos de apresentação desses documentos. Também, o manual PRINCE2 fornece um excelente referência sobre a Derivação, ou seja, de onde são obtidas as informações para o preenchimento de tais informações. Exemplo: para o preenchimento do Business Case, algumas informações serão obtidas da Proposição do Projeto (ideia do Projeto).
Outro item bastante interessante disponível no livro, referente aos documentos de gerenciamento, é a sessão 5 de cada tópico do apêndice A. Essa sessão 5 é chamada de critérios de qualidade. Todos os documentos do PRINCE2 possuem critérios de qualidade, que funcionam como um check-list para você poder construir um documento com um mínimo necessário de qualidade.
O exemplo de utilização é o seguinte: imagine que você acabou de construir o Plano do Projeto ou o Business Case. Então, antes de você submeter o Plano do Projeto ou o Business Case para aprovação ou apreciação de partes interessadas, você passa pelo check-list para identificar o nível de qualidade do documento.
Não é o único check-list existente no PRINCE2 não. Há também o check-list chamado de helth-check para você avaliar quão bem você está usando o PRINCE2. Ele também pode ser utilizado pelo PMO (se usar a abordagem britânica seria o P3O) para que o Escritório de Projetos (ou Programa, ou Portólio) avalie quão bem o Gerente de Projetos está conduzindo o mesmo.
PRINCE2 2017 UPDATE
PRINCE2 2017 Update fornece algumas orientações sobre os
- Adaptações a esses documentos (para mais ou para menos);
- Considerações sobre projetos simples, complexos, em ambientes ágeis (Alinhamento ao PRINCE2 Agile);
- Eliminação de documentos ou combinação de documentos;
- Considerações sobre formatos e apresentação.
REFERÊNCIAS
https://www.axelos.com/best-practice-solutions/prince2
Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2
Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 – 2017 UPDATE
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AUTOR: Ernani Marques – www.linkedin.com/in/ernanimarques/
Atualizado em: 10 de agosto de 2018
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