PRINCE2 Tema Mudanças – Orçamento de Mudanças
PRINCE2 Tema Mudanças – Breve Funcionamento
PRINCE2 Tema Mudanças – Introdução
Antes de tudo, o propósito do PRINCE2 Tema Mudanças é identificar, avaliar e controlar qualquer mudança em potencial, ou aprovada, em relação à linha de base, de forma a compreender qual é o impacto que tal mudança terá ao projeto; bem como identificar a melhor forma de implementação da mudança aprovada.
O PRINCE2 compreende que projetos são sempre suscetíveis a mudanças e por isso é preciso ter uma abordagem definida para identificação e tratamento de tais mudanças, ou situações (issues), que podem levar a mudanças.
Para o PRINCE2, assim como no MSP, MoP, M_o_R e P3O, issues são classificados em:
- Requisições de mudança: então, quando alguém solicita a alteração de algo que já foi aprovado;
- Não conformidade: e então, quando um produto, ou parte dele, é construído de forma diferente daquilo que foi solicidado;
- Por fim, Problema/Preocupação: qualquer outra issue que o Gerente de Projeto precisa solucionar ou escalar.
O Procedimento
Para o PRINCE2 a primeira coisa a fazer em relação ao tema mudanças é definir como tais issues serão identificadas (capturadas), como serão examinadas (analisadas), como recomendará ações, como será o processo de tomada de decisão e, por fim, como será o acompanhamento da implementação.
Porém, esse é um roteiro básico que pode ser seguido ou adaptado (PRINCE2 Princípio ADEQUAR AO AMBIENTE DO PROJETO).
Além disso, é no PRINCE2 Tema Organização é definido a um papel chamado autoridade de mudanças e no PRINCE2 Tema Mudança é definido como a autoridade de mudanças atuará e níveis de alçada (veja figura).
Adaptação – tailoring
Antes de tudo, as figuras acima mostram o padrão para o PRINCE2.
Portanto, como o PRINCE2 é muito versátil, você observa na figura como usar o PRINCE2 Princípio ADEQUAR AO AMBIENTE DO PROJETO no tema mudanças.
Em outras palavras, juntando-se as 2 figuras e ainda efetuando customizações (tal figura foi proposta pelo Prof Mosquim.
PRINCE2 Tema Mudanças – Orçamento de Mudanças
Antes de tudo, um aspecto bem interessante no PRINCE2 Tema Mudanças é a existência do Orçamento de Mudanças.
Assim, uma verba reservada, se for o caso, que será utilizada para os gastos necessários com as mudanças aprovadas.
Portanto, essa abordagem ajuda muito naquela situação das pessoas solicitarem alterações no meio do projeto. Se há uma verba para mudanças, quem chegar primeiro leva e quem chegar depois, tem que trazer “dinheiro novo”.
No entanto, essa verba é definida na Abordagem de Controle de Mudanças (na versão PRINCE2 2017 ou Estratégia de Gerenciamento da Configuração na versão PRINCE2 2009).
Os Produtos de Gerenciamento
Antes de tudo, o documento de Abordagem de Controle de Mudanças é usado para estabelecer os controles do projeto e os demais documentos que irão ajudar a manter os controles.
Então, os outros cinco produtos de gerenciamento são:
- Antes de tudo, os Registros de Itens de Configuração;
- Descrição do Status do Produto;
- Então, o Diário do Projeto;
- E então, o Registro de Issues;
- Por fim, os Relatórios de Issues.
EXEMPLO
Portanto, aqui temos uma breve introdução a esses 6 produtos de gerenciamento:
- A Abordagem de Controle Mudanças. Este documento contém a estratégia sobre como O GP tratará issues e mudanças no projeto (por exemplo, como identificar os produtos, como controlar produtos, como fazer a Descrição de Status e Verificação).
- Então, os Registros de itens de Configuração: Eles fornecem um conjunto de dados para cada produto utilizado no projeto (como metadados). Por exemplo, a mesa central da biblioteca teria um cartão para cada livro com informações específicas, incluindo localização, classificação, número de ISBN, etc)
- Descrição do Status do Produto (Product Status Account): Este é um relatório sobre o estado dos produtos (por exemplo, status da lista de todos os produtos produzidos pelo fornecedor X no estágio 3).
- E então, o Diário do Projeto (Daily Log): É um log. O GP usa como um Diário para toda a informação que pode ser tratada de maneira informal. Assim, informação que deve ser tratada de maneira formal é colocada num registro (Registro de Issue ou Registro de Risco)
- Registro de issues: Você pensa em uma planilha para registrar e manter issues (somente aqueles que você tratar de maneira formal).
- Por fim, Relatório de Issues: Este relatório descreve uma issue em detalhes.
PRINCE2 Tema Mudanças – Breve Funcionamento
Em suma, como funciona o PRINCE2 Tema Mudanças (acompanhe pela figura)
- 1 – Antes de tudo, Issues são identificados no pré-projeto. Eles são registradas no Diário do Projeto;
- 2 – Então, o Gerente cria a Abordagem de Controle de Mudança
- Diretriz para Issue, Mudanças e Gerenciamento de Configuração
- 3 – E então, o Gerente cria o Registro de issues. Os issues do item 1 são transportados
- Para registrar as issues formais
- 4 – Tem, também, os Registros de itens de configuração
- Um registro por produto. Contém meta dados para cada produto
- 5- Além disso, os Relatórios de Issue
- Um relatório detalhado para um ou mais issues
- 6 – Ainda mais, as atualizações necessárias
- 7 – Descrição do Status do Produto
- Relatório sobre o status de um ou mais produtos
- Geralmente criados durante os processos SB e CP
- 8 – Então, encerrar as issues em aberto e transportá-las;
- 9 – E então, a última emissão da Descrição do Status do Produto
- 10 – Por fim, a última atualização do Registro de Item de Configuração.
Resumo das Responsabilidades
- Gerência Corporativa, do programa ou cliente: Fornece a Abordagem para Controle de Mudança padrão da organização;
- Executivo: Determina quem é autoridade de Mudanças delegada e alçadas. Determina também o Orçamento para mudanças;
- Então, o Usuário principal: Toma decisões sobre issues escaladas, com foco na proteção dos benefícios do projeto;
- Fornecedor principal: Toma decisões sobre issues escaladas, com foco na proteção da integridade da solução completa;
- E então, o GP: Define a Abordagem de Controle de Mudanças para o projeto. Gerencia o controle de issuese mudanças, cria e mantém o registro de issues e define as ações corretivas.
- Gerente de Equipe Especialista: Implementa as ações corretivas.
- Garantia do Projeto: Orienta sobre possíveis ações corretivas. Portanto, o papel garante que a Abordagem de Controle de Mudanças é de fato implementada.
PRINCE2 2017 UPDATE
PRINCE2 2017 Update recomenda que um projeto para ser um projeto PRINCE2 deve ter no mínimo, em relação ao Tema, por exemplo:
- Antes de tudo, ter uma Abordagem para Gerenciamento Mudanças
- Com as etapas Identificação e Gerenciamento;
- Então, a Avaliação de como a mudança impactará a justificativa;
- Com papéis e responsabilidades (apoiando o PRINCE2 Princípio Papeis e Responsabilidades);
- E então, como o Gerente cria linhas de base e mantém;
- Ainda mais, como manter um registro de issues;
- Assegurar que os issues seguem o procedimento definido;
- Por fim, Usar lições aprendidas (apoiando o PRINCE2 Princípio Aprender com experiência).
https://www.axelos.com/best-practice-solutions/prince2
Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2
Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 – 2017 UPDATE
Por fim, Vídeos sobre PRINCE2
AUTOR: Ernani Marques
Então, publicado em: 16 de julho de 2018
Por fim, atualizado em: 11 de agosto de 2018