PRINCE2 Agile e os Papéis

PRINCE2 Agile e os Papéis. Governança e flexibilidade juntos!

PRINCE2 Agile e os Papéis

INTRODUÇÃO

Esse breve artigo tem objetivo dar um singela apresentação sobre os papéis e responsabilidades em um projeto com PRINCE2 Agile.

 

PRINCÍPIOS PRINCE2

Um dos princípios do PRINCE2 é a existência de Papéis e Responsabilidades bem definidos (terceiro princípio). Assim, o princípio dá clareza, não apenas no aspecto do “quem irá fazer o quê”, mas também dá clareza em relação a “quem RESPONDE” pelo que.

Ele é alinhado às abordagens ágeis que também incluem clareza em relação aos Papéis e Responsabilidades, porém não há clareza em relação à responsabilização.

Outro princípio importante do PRINCE2 é o tailoring, o que significa que existe a necessidade de efetuar adaptações à metodologia que é empregada na empresa para as necessidades do projeto.

Em outras palavras, você fará adaptações nos papéis e responsabilidades. Porém, a responsabilização específica sempre existirá (por exemplo: alguém deverá ser responsabilizado, claramente, pelo sucesso e pelo fracasso do projeto).

 

O LIVRO PRINCE2 AGILE e os Papéis

No livro PRINCE2 Agile da AXELOS [1] afirma que não há um direcionamento único, ou direto, para a atribuição das responsabilidades em um ambiente ágil, todavia, fornece algumas possibilidades de estruturação de equipe (trata-se inclusive de um alinhamento ao sétimo princípio do PRINCE2 – adequar ao ambiente do projeto).

Uma das discussões recorrentes em grupos de discussão é a existência, ou não, do Gerente de Projetos num ambiente ágil e limites de responsabilidade.

O Gerente de Projetos

No PRINCE2 Agile a figura do Gerente de Projetos (GP), assim como do Gerente de Equipe Especialista (GEE), são presentes, porém com adaptações em suas atribuições. Isso porque entende-se como sendo importante sua participação e suas atribuições como por exemplo a interface com o Comitê Diretor do Projeto, ou Gerente de Programa para o caso do Projeto estar sob a tutela de um Programa.

Porém, ele deixa clara a necessidade do Gerente do Projeto e do Gerente de Equipe Especialista em compreender a forma de se trabalhar em um ambiente ágil. Isso não é muito agradável para os agilistas mais ortodoxos.

O gerente de Equipe Especialista

O Gerente de Equipe Especialista, muitas vezes, pode fazer o papel do SCRUM MASTER. Por exemplo, em um projeto pequeno e que o GP domina o ambiente técnico, ele faz o papel do Gerente de Equipe Especialista, e também pode fazer o papel de SCRUM MASTER (se necessário).

Novamente, não há um direcionamento único ou alguma imposição do tipo: tem que ser assim e pronto! O princípio tailoring precisa existir.

A figura 1 mostra como seria uma situação desejável, enquanto a figura 2 mostra uma configuração possível.

PRINCE2 Agile - Estrutura da Equipe

PRINCE2 Agile - Estrutura da Equipe possível

 

Figura 1 – Configuração desejável –       Figura 2 – Configuração possível – Fonte PRINCE2 Agile

 

O livro PRINCE2 Agile trás papéis genéricos que podem ser utilizados, se necessário:

  • Customer Subject Matter Expert (CSME);
  • Customer Representative (CR geralmente está fora da equipe de entrega);
  • Supplier Subject Matter Expert (SSME);
  • Supplier Representative (SR geralmente está fora da equipe de entrega);
  • Então, Delivery Team Quality Assurance (QA)

Esses papéis genéricos foram definidos por que, na prática, eles existem de fato em muitos projetos, porém sem uma clareza em sua abrangência de responsabilidade e responsabilização. Dessa forma, o livro dá clareza para o caso de uma organização achar interessante utilizá-los.

A figura 3 apresenta a possível estruturação com apenas uma equipe PRINCE2 Agile e os papéis propostos, enquanto a figura 4 apresenta a possível estruturação com diversas equipes.

 

A Estrutura para uma EquipeA Estrutura para uma Equipe

 

Figura 3 – equipe única                                  figura 4 – equipe múltipla – fonte PRINCE2 Agile

CONCLUSÃO

O livro PRINCE2 Agile e os papéis é para enfatizar a necessidade das equipes conhecerem a forma ágil de se trabalhar; reafirma os princípios fundamentais do PRINCE2 e dá clareza em diversas possibilidades de estruturar uma equipe PRINCE2 em um ambiente ágil de trabalho. 

 

(SAIBA MAIS SOBRE PRINCE2 AGILE)

(SAIBA MAIS SOBRE O LIVRO DE CERTIFICAÇÃO PRINCE2 FOUNDATION)

Compre Agora

 

Exame: Compre agora seu EXAME PRINCE2 Foundation

eLearning Exame: Compre agora seu curso eLearning PRINCE2 Foundation

Então, Compre agora seu livro oficial PRINCE2

PRINCE2 atualização 2017

Por fim, veja esse video sobre PRINCE2 AGILE


AXELOS!!!

Assim, AXELOS.Ltd é a proprietária do PRINCE2 e o mantém. Isso acontece desde 2013!

 

[1] AXELOS é a empresa de joint venture, criada pelo Gabinete do Governo em nome do Governo de Sua Majestade (HMG) no Reino Unido e Capita PLC para executar o portfólio Melhor Prática Global. Axelos tem um currículo invejável e uma carteira de produtos dentre os quais ITIL, PRINCE2, MSP, MoR, MoP, P3O etc.

 

 

WhatsApp chat